Trump aposta em acordo com Cuba após crise humanitária!
Presidente americano vê chance de entendimento com ilha comunista, apesar da pressão de Washington.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou neste domingo (1º) sua crença de que um acordo entre o país e Cuba é possível, mesmo diante da crescente pressão econômica imposta por Washington à ilha caribenha, sob governo comunista. “Acho que vamos chegar a um acordo com Cuba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O país está em uma situação difícil, com um problema humanitário”, declarou Trump.
A declaração ocorreu em meio a uma semana de tensões, iniciada com o anúncio do líder americano sobre a possibilidade de fornecer petróleo a Cuba. Essa ação intensificou o conflito entre os dois países, especialmente após a operação das Forças Armadas dos Estados Unidos contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro, um aliado fundamental de Cuba, que ocorreu no início de janeiro de 2025.
Em 2025, a Venezuela era responsável por aproximadamente um terço do abastecimento diário de petróleo de Cuba. No entanto, após o bloqueio implementado por Washington, o fornecimento venezuelano diminuiu drasticamente.
Trump também criticou a posição dos Estados Unidos, argumentando que o país não possui autoridade moral para impor um acordo a Cuba, considerando a natureza do governo comunista na ilha. A declaração se insere em uma estratégia de política externa que tem utilizado ameaças tarifárias durante seu segundo mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!