Trump anuncia planos para encontro entre Putin e Zelensky; Rússia demonstra reservas

O presidente da Ucrânia e seus aliados ocidentais se encontraram com o presidente dos EUA na Casa Branca na segunda-feira (18).

19/08/2025 10:51

2 min de leitura

Trump anuncia planos para encontro entre Putin e Zelensky; Rússia demonstra reservas
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou após a reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes da União Europeia (UE), na Casa Branca, que iniciou os preparativos para uma reunião entre o chefe de Estado ucraniano e Vladimir Putin, da Rússia.

Discutimos as garantias de segurança que serão fornecidas à Ucrânia, pelos países europeus em coordenação com os EUA. Em seguida, entrei em contato com o presidente Putin e iniciei a preparação de um encontro entre o presidente Putin e o presidente Zelensky. Posteriormente, haverá uma reunião trilateral – os presidentes da Rússia, da Ucrânia e eu.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, que participou das negociações na Casa Branca, confirmou a preparação do encontro envolvendo Putin e declarou que a reunião está planejada para as próximas duas semanas. Contudo, ele manifestou dúvidas de que Putin “tenha a coragem” de se encontrar com Zelensky.

O presidente ucraniano, por sua vez, afirmou que foram os russos que sugeriram que Donald Trump realizasse inicialmente uma reunião bilateral e, posteriormente, uma trilateral no nível de chefes de Estado. Zelensky declarou estar disponível para se encontrar com Putin sem estabelecer quaisquer condições e reiterou a importância de se implementar um cessar-fogo no conflito.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, relata que Putin informou a Trump sua disposição para um encontro com Zelensky. Contudo, o Kremlin não confirma a disponibilidade de Vladimir Putin para se reunir com o presidente ucraniano, indicando que a sugestão de aumentar o nível das representações entre Moscou e Kiev nas negociações foi abordada.

Leia também:

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que encontros com chefes de Estado precisam ser bem planejados. Ele ressaltou que Moscou não se opõe a nenhum tipo de negociação sobre a Ucrânia, seja ele bilateral ou multilateral.

Serguei Lavrov alertou com cautela sobre a viabilidade de uma reunião entre Putin e Zelensky, afirmando que o propósito de qualquer formato deve ser “por etapas, de forma gradual, começando no nível de especialistas e, em seguida, avançando por todas as fases necessárias para envolver os líderes”.

O assessor presidencial russo, Yuri Ushakov, afirmou que Putin e Trump conversaram sobre a viabilidade de aumentar o patamar das negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):