Trump anuncia retomada do SNAP após fim da paralisação federal. Presidente critica programa e exige abertura do governo para retomada dos pagamentos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (4) que o governo americano retomará o pagamento do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) somente após o término da paralisação federal. Essa mudança de posição ocorre após anteriormente sugerir que o benefício seria financiado parcialmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump criticou o programa, afirmando que ele “aumentou em bilhões e bilhões de dólares durante o desastroso mandato de Joe Biden”. Ele enfatizou que os pagamentos serão retomados “apenas quando os radicais democratas de esquerda abrirem o governo, o que podem fazer facilmente – e não antes!”.
A paralisação federal já dura 35 dias.
Inicialmente, o governo havia anunciado a destinação de US$ 4,65 bilhões para cobrir cerca de metade dos pagamentos normais do SNAP neste mês, em resposta a ordens judiciais que obrigavam a manutenção do programa em funcionamento. Essa medida visava contornar o impasse financeiro gerado pela falta de acordo no Congresso.
O impasse orçamentário persiste, com negociações sem perspectiva de resolução. O SNAP, que atende a aproximadamente 42 milhões de americanos e possui um custo mensal superior a US$ 8 bilhões, é um dos programas sociais mais impactados pela situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, alertou que o shutdown pode também afetar os pagamentos de auxílio-desemprego, intensificando as consequências da paralisação governamental.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!