Presidente dos EUA Anuncia Nomeação para o Fed
O presidente dos Estados Unidos, do Partido Republicano, declarou nesta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, que pretende anunciar a escolha para substituir Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA), na próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração ocorreu durante uma reunião de gabinete na Casa Branca.
O mandato de Powell encerra em maio, mas ele pode permanecer no Conselho de Governadores, em Washington, até 2028. Trump, que nomeou o atual presidente em seu primeiro mandato, teve tensões com a autoridade do banco central norte-americano em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração do republicano foi feita um dia após a reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed, que manteve a taxa de juros entre 3,50% e 3,75% na quarta-feira, 28 de janeiro de 2026.
Trump expressou suas críticas a Powell em publicação na rede social Truth Social, utilizando o apelido “Tarde Demais” para pressionar por uma redução imediata nas taxas de juros. O republicano argumentou que a decisão do Fed prejudica a segurança nacional e gera gastos desnecessários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O presidente defendeu que a economia norte-americana, fortalecida por suas tarifas de importação, justifica que os EUA obtenham a “menor taxa de juros do planeta”, financiados por essa cobrança sobre produtos estrangeiros.
Inicialmente, o Departamento de Justiça abriu uma investigação contra Powell. Em 15 de janeiro, Trump afirmou que “não tem nenhum plano” para afastar Powell do cargo, embora tenha indicado que ainda é “cedo demais” para definir as próximas decisões.
O republicano mencionou que tende a escolher um sucessor para o comando do banco central entre Kevin Warsh, ex-diretor do Fed, ou Kevin Hassett, atual diretor do Conselho Econômico Nacional.
