Donald Trump anuncia intervenção militar na Venezuela para explorar petróleo após captura de Maduro e Cilia Flores. Situação tensa em Caracas com relatos de ataques
Na última sexta-feira (3 de janeiro de 2026), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), fez um pronunciamento sobre a intervenção militar na Venezuela e o futuro da exploração de petróleo no país. Em entrevista a jornalistas, Trump anunciou que empresas americanas terão a oportunidade de explorar as reservas petrolíferas venezuelanas, após a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) e sua esposa, Cilia Flores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio ocorreu em meio a relatos de explosões, aeronaves e fumaça preta em Caracas, durante um período de aproximadamente 90 minutos, conforme informado pela agência Reuters e por imagens divulgadas nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma base militar importante.
Testemunhas descreveram o cenário como um ataque coordenado.
Segundo Trump, o “regime socialista” venezuelano “roubou” a indústria de petróleo dos Estados Unidos “com violência”, alegando que a indústria foi “tirada de nós como se fossemos bebês e não fizemos nada. Eu teria feito algo”. O presidente norte-americano enfatizou que a intervenção visa “fazer dinheiro para o país”, considerando os ganhos com o petróleo uma forma de “reembolso” aos “danos” que a Venezuela teria causado aos Estados Unidos.
“Muito dinheiro será tirado do chão”, declarou Trump, sem detalhar os mecanismos específicos que serão utilizados para garantir a exploração e a distribuição dos lucros. A intervenção militar, que resultou na captura de Maduro e Flores, gerou críticas internacionais, com diversos países expressando preocupação com a violação da soberania venezuelana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!