Cazaquistão se junta aos Acordos de Abraão, anunciou Trump em Truth Social. Busca ampliar influência EUA na Ásia Central e fortalecer iniciativa.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (6) que o Cazaquistão se juntará aos Acordos de Abraão. Esses acordos visam normalizar as relações entre Israel e diversos países da maioria muçulmana. A informação foi divulgada por meio da plataforma Truth Social, onde Trump escreveu sobre o importante passo na construção de pontes internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Cazaquistão já mantém relações diplomáticas e econômicas com Israel. A adesão aos Acordos de Abraão, neste contexto, tem um caráter principalmente simbólico. O governo cazaque enfatizou que a decisão reflete a política de diálogo, respeito mútuo e estabilidade regional do país.
O anúncio ocorre em um momento estratégico para os Estados Unidos, que buscam aumentar sua influência na Ásia Central, região historicamente dominada pela Rússia e com crescente interesse da China. Trump expressou a esperança de que a entrada do Cazaquistão revitalize os Acordos de Abraão, que ele mesmo mediou durante seu primeiro mandato.
Além do Cazaquistão, países como Azerbaijão e Uzbequistão, com laços estreitos com Israel, também são considerados potenciais candidatos a aderir aos Acordos de Abraão. A expectativa é de que a entrada de novos membros possa fortalecer a iniciativa.
O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman tem agendado uma visita à Casa Branca para 18 de novembro. A negociação com Riad sobre a adesão aos acordos depende, em parte, de um caminho claro para a criação de um Estado palestino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!