Trump Ameaça Ação Contra Hamas Sobre Entrega de Armas
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou nesta quarta-feira (21) sua expectativa de ter uma resposta do Hamas sobre a entrega de armas em até três semanas. A declaração foi feita após uma sessão de perguntas e respostas que seguiu seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump enfatizou a necessidade de o grupo extremista cumprir o acordo previamente estabelecido.
“Foi com isso que eles concordaram. Eles têm que fazer isso. E vamos saber… nos próximos dois ou três dias – certamente nas próximas três semanas – se eles vão fazer isso ou não”, afirmou o ex-presidente. Trump deixou claro que, caso o Hamas não coopere, a situação poderá escalar rapidamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro, os Estados Unidos anunciaram o início da segunda fase do acordo de cessar-fogo, parte de um plano de paz de 20 pontos aprovado em outubro. O acordo exige que o Hamas entregue suas armas, enquanto Israel deve retirar suas tropas e novas estruturas de governo e segurança devem ser implementadas.
Fontes americanas expressam preocupação com a instabilidade em Gaza. A situação, apesar da redução da violência em relação a outubro de 2025, é considerada frágil. Dados indicam que centenas de palestinos perderam suas vidas em ataques israelenses durante o período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A trégua é vista como um passo crucial para evitar uma escalada do conflito.
