Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Trump afirma que Israel perderia apoio dos EUA em anexação à Cisjordânia

Trump afirma que Israel perderia apoio dos EUA em anexação à Cisjordânia

Trump disse em entrevista à “Time” que Israel enfrentaria fim do apoio dos EUA na disputa pelo território palestino. Leia no Poder360.

Por: redacao

23/10/2025 12:50

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Cessar-Fogo em Gaza: Trump Intervém para Unir Países

Em entrevista à revista Time, divulgada em 23 de outubro de 2025, o ex-presidente Donald Trump (Republicano) detalhou seu papel na negociação do cessar-fogo na Faixa de Gaza. Segundo Trump, foi necessário “parar” o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), para que os esforços de paz avançassem. O acordo entrou em vigor em 13 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intervenções de Trump

O republicano afirmou que líderes internacionais estavam se opunham ao governo, e que Israel estava se tornando impopular. Trump enfatizou que o mundo, incluindo potências fora da região, precisava se unir para que o acordo fosse concretizado. Ele descreveu a situação como “incrível”, destacando a importância da união dos países envolvidos.

Trump reconheceu que o ataque israelense ao Qatar, com o objetivo de atingir líderes do Hamas, foi um “erro tático” de Netanyahu, mas que esse mesmo erro facilitou a união dos países árabes em prol do plano de paz, que envolvia o Egito e a Turquia.

Apoio e Alertas

O presidente norte-americano reiterou seu apoio a Benjamin Netanyahu durante a fase de trégua em Gaza, mas alertou sobre as ações de Israel na Cisjordânia. Trump proibiu o primeiro-ministro israelense de anexar a região, ameaçando cessar o apoio dos Estados Unidos a Israel caso o governo local descumpra a diretriz.

“Não vai acontecer [a anexação da Cisjordânia]. Não vai acontecer porque eu dei minha palavra aos países árabes. E vocês não podem fazer isso agora. Tivemos grande apoio árabe. Israel perderia todo o apoio dos Estados Unidos se isso acontecesse”, declarou o chefe da Casa Branca.

Leia também:

Tensões EUA-Venezuela: Trump avalia cenários para mudança de Maduro

Tensões EUA-Venezuela: Trump avalia cenários para mudança de Maduro

Ex-Ministro Cubano, Alejandro Gil Fernández, Condenado à Prisão Perpétua

Ex-Ministro Cubano, Alejandro Gil Fernández, Condenado à Prisão Perpétua

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

Incêndio Fatal em Edifício de Empresa em Jacarta Mata 20 Pessoas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Futuro do Oriente Médio

O acordo de paz, negociado por Estados Unidos, Qatar, Egito e Turquia, prevê a criação de um novo Estado Palestino após a reconstrução e estabilização da “nova Gaza”. Segundo o plano norte-americano, o território será governado por palestinos tecnocratas, sem a influência do Hamas.

Questionado sobre a possibilidade de Mahmoud Abbas (Fatah), presidente da Autoridade Palestina, liderar o futuro Estado, Trump disse acreditar que não. O republicano afirmou que Abbas é uma pessoa “razoável e amigável”, mas que ainda é cedo para opinar sobre o futuro da Palestina.

Outro nome considerado foi Marwan Barghouti, ex-líder do Fatah. Barghouti é o político mais popular da Palestina – englobando a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, mas está preso em Israel há mais de 20 anos, acusado de organizar atos “terroristas” contra cidadãos israelenses. Barghouti cumpre sentenças consecutivas de prisão perpétua e Israel vetou a sua inclusão no pacote de troca de prisioneiros palestinos por reféns mantidos pelo Hamas.

Trump disse que ainda avalia a soltura do líder palestino. “Eu tomaria uma decisão”, afirmou à Time.

Irã e Arábia Saudita

O republicano também voltou a dizer que o cessar-fogo em Gaza só foi possível pelo enfraquecimento do Irã após o ataque norte-americano às instalações nucleares do país persa em junho. Trump disse que agora o regime dos aiatolás “lutam para sobreviver” e não para desenvolver armas nucleares que ameacem a paz na região.

Sobre a Arábia Saudita, Trump disse acreditar que o país avançará no processo de normalização das relações diplomáticas com Israel. De acordo com o líder norte-americano, a monarquia saudita deve aderir aos Acordos de Abraão até o final deste ano.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
CisjordâniaGazaIsraelTrump
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Congresso

Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

10/12/2025 4:33 | 3 min de leitura

● Bolsonaro Busca Regime Domiciliar Após Cirurgias e Problemas de Saúde no Supremo

10/12/2025 4:37 | 1 min de leitura

● PLP 125/2022 Aprovado: Medida Urgente Contra Crime Organizado e Sonegação Fiscal

10/12/2025 6:08 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!