Presidente Trump Defende Envio de Guarda Nacional para Chicago
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (5) que a presença da Guarda Nacional em Chicago deve “endireitar” a situação na cidade. A medida ocorre em resposta ao aumento da presença de policiais federais destinados à repressão à imigração e ao crime, conforme planos do governo Trump.
Chicago é a mais recente cidade a receber essa intervenção, com o objetivo de abordar a segurança pública. O líder republicano expressou sua crença de que os políticos locais estão “sob ameaça” na cidade, devido à percepção de problemas persistentes.
“Acredito que os políticos estão sob ameaça, porque não há como alguém dizer que as coisas estão maravilhosas em Chicago”, afirmou Trump durante sua declaração. O presidente criticou o governador de Illinois, J.B. Pritzker, que se opõe ao envio da Guarda Nacional para Chicago.
Trump continuou a expressar sua desaprovação em relação a Pritzker, argumentando que o governador demonstra uma visão irreal da situação na cidade. O presidente enfatizou que Washington, D.C., é um local seguro, contrastando com a percepção de insegurança em Chicago.
Portland, Oregon, também está resistindo aos esforços de Trump de enviar a Guarda Nacional. Em um desenvolvimento recente, um juiz federal bloqueou os planos do presidente de enviar tropas federais para a cidade.
LEIA TAMBÉM!
“Portland está queimando até os alicerces. Você tem agitadores, insurgentes. Tudo o que você precisa fazer é olhar para isso”, afirmou Trump, referindo-se à situação em Portland.