Trump critica falta de gratidão da Ucrânia ao plano de paz. Ex-presidente critica postura do governo ucraniano e retórica sobre o conflito com a Rússia.
O ex-presidente Donald Trump criticou nesta segunda-feira (24) a postura do governo ucraniano, argumentando que não houve demonstração de agradecimento pelos esforços dos Estados Unidos para resolver o conflito com a Rússia. A declaração foi feita através da sua plataforma, Truth Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump afirmou que a “liderança” ucraniana não expressou reconhecimento pelos esforços americanos. A mensagem reforça a retórica tradicional do ex-presidente, que alega que o conflito não ocorreria sob sua gestão. Ele também criticou a União Europeia (UE) por continuar adquirindo petróleo russo.
A declaração ocorre em meio a uma reunião em Genebra, na Suíça, entre o secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o enviado especial da Casa Branca para missões de paz, Steve Witkoff, e uma delegação ucraniana. O objetivo da reunião era discutir o plano de paz proposto por Washington.
Trump já havia estabelecido o dia 27 de novembro como prazo para que a Ucrânia aceitasse o plano, embora tenha anteriormente indicado que essa oferta não seria a última. O plano de 28 pontos inclui exigências de redução do tamanho do exército ucraniano e da retirada de tropas da região de Donbass, onde a Ucrânia mantém o controle.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!