Trump acusa Petro de “enganar” e tensões aumentam entre EUA e Colômbia

Tensão EUA-Colômbia: Trump critica Petro e questiona controle da droga. Presidente americano ataca postura de Gustavo Petro e acusa Colômbia de fabricar cocaína

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tensão entre EUA e Colômbia Após Comentários de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, classificando-o como “bastante hostil” em relação aos EUA. Trump também questionou a capacidade do governo colombiano de controlar a produção de drogas em seu território, afirmando que o país “fabrica cocaína e vende diretamente para os Estados Unidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comentário foi feito durante um evento na Casa Branca na quarta-feira (10).

O republicano expressou preocupação com a situação, sugerindo que Petro “será o próximo” se não estabelecer um diálogo com os Estados Unidos. Trump enfatizou a necessidade de uma comunicação mais efetiva, alertando sobre os “serios problemas” que poderiam surgir devido à produção e ao comércio de drogas na Colômbia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Horas depois, Gustavo Petro reagiu às declarações de Trump durante uma reunião de gabinete. O presidente colombiano criticou a falta de informação de Trump sobre a Colômbia e as medidas que o país está implementando para combater o narcotráfico.

Petro argumentou que o presidente americano está sendo “enganado completamente” por seus assessores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Petro apresentou dados que, segundo ele, demonstram as conquistas de seu governo no combate ao narcotráfico, incluindo a apreensão de 2.700 toneladas de cocaína durante seu mandato, que se encerra em agosto de 2026. O presidente colombiano ressaltou que as informações distorcidas apresentadas a Trump levam a declarações e ações indevidas.

Petro também questionou a legalidade das ações militares americanas nas águas do Caribe e do Pacífico, justificadas pelo combate ao narcotráfico. As forças americanas já destruíram 23 embarcações suspeitas de transportar drogas na região, próxima à costa venezuelana.

Trump defendeu a continuidade dessas medidas.

A Casa Branca foi contatada pela CNN para obter um posicionamento sobre as declarações de Trump, aguardando resposta.

Sair da versão mobile