Tripulação da ISS retorna após danos na plataforma de lançamento em Baikonur

Tripulação da ISS retorna após danos em plataforma de lançamento no Cazaquistão. Missão da Roscosmos acoplou com sucesso à estação espacial.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tripulação da ISS Embarca Após Danos em Plataforma de Lançamento

A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) embarcou com sucesso após uma missão que sofreu danos em sua plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A agência espacial russa, Roscosmos, anunciou que a nave Soyuz MS-28 acoplou com sucesso à estação espacial e os três tripulantes – dois russos e um americano – já se juntaram à equipe orbital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma inspeção pós-lançamento revelou “danos em diversos elementos da plataforma de lançamento”, conforme comunicado pela Roscosmos. A agência espacial utilizou a instalação no Cazaquistão, antigo território soviético, para o lançamento da missão.

A Roscosmos informou que uma avaliação das condições do complexo de lançamento está em andamento e que todas as peças necessárias para o reparo da plataforma estão disponíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os danos serão reparados em breve”, declarou a agência. A plataforma de lançamento é crucial, pois fornece sistemas de suporte para o foguete e uma estrutura que permite o acesso à cápsula Soyuz quando posicionada no topo do foguete.

Analistas russos estimaram que os reparos na plataforma de lançamento podem levar uma semana ou mais. Segundo eles, qualquer atraso prolongado poderia impedir a Rússia de lançar missões para a ISS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“No pior cenário, isso poderia afetar seriamente a rotação das missões tripuladas e voos de carga para a ISS”, escreveu o analista e blogueiro Georgy Trishkin no Telegram.

Normalmente, as tripulações da ISS são lançadas aproximadamente a cada seis meses de Baikonur. A NASA informou que três dos sete tripulantes a bordo da missão que decolou na quinta-feira retornarão à Terra até 8 de dezembro.

Sair da versão mobile