Tripulação da ISS Retorna Antecipadamente por Motivo de Saúde
Quatro astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) iniciaram nesta quarta-feira (14) o retorno à Terra devido a um problema de saúde de um dos membros da tripulação. A situação representa um evento inédito em quase 30 anos de operação da plataforma orbital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O retorno, que ocorre com semanas de antecedência, não foi classificado como uma evacuação de emergência, conforme enfatizou a agência espacial. A tripulação está prevista para aterrissar na quinta-feira (15) na região costeira da Califórnia, por volta das 5h40 (horário de Brasília), a bordo de uma cápsula Dragon da SpaceX, propriedade do bilionário Elon Musk.
O astronauta afetado “estava e segue em condição estável”, garantiu Rob Navias, responsável da agência espacial americana antes do início da viagem de retorno da equipe. A decisão de evacuação foi motivada por um “risco persistente” e “incerteza sobre um diagnóstico”, conforme explicado na semana passada pelo diretor-médico da Nasa, James Polk.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência espacial não divulgou a identidade do astronauta nem detalhes sobre seus problemas de saúde. Os astronautas americanos Mike Fincke e Zena Cardman, e o japonês Kimiya Yui, juntamente com o cosmonauta russo Oleg Platonov, iniciaram a viagem de volta à Terra um mês antes do previsto para o término de sua missão.
Esta evacuação, motivada por questões de saúde, é a primeira deste tipo desde que a Estação Espacial Internacional foi colocada em órbita há pouco mais de 27 anos. A chamada Crew-11 da Nasa-SpaceX está em missão desde 1º de agosto e deveria permanecer na plataforma até meados de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A próxima tripulação, Crew-12, pode partir antes do previsto, informou a Nasa. Enquanto isso, a ISS permanecerá ocupada por um astronauta americano e dois cosmonautas russos que chegaram em novembro, transportados pela nave russa Soyuz.
Habitada de forma permanente desde o ano 2000, a Estação Espacial Internacional é um exemplo de cooperação internacional que reúne, entre outros, Europa, Japão, Estados Unidos e Rússia. Os astronautas que permanecem na ISS estão formados para realizar diversas missões científicas, mas também para enfrentar as possíveis complicações associadas à vida no espaço.
