Tribunal dos EUA nega solicitação de Trump para exonerar chefe do Federal Reserve

Lisa Cook poderá participar plenamente da reunião de política monetária do Federal Reserve, agendada para terça (16) e quarta-feira (17).

16/09/2025 11:53

1 min de leitura

(COMBO) This combination of pictures created on August 22, 2025 shows
L-R, Lisa Cook, in Washington, DC, on June 25, 2025 and US President Donald Trump speaks on August 22, 2025, in Washington, DC.. US President Donald Trump on Friday said he would fire Federal Reserve governor Lisa Cook if she did not resign, after he excoriated her over claims of mortgage fraud. (Photo by SAUL LOEB and ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
(COMBO) This combination of pictures created on August 22, 2025 ...

Na última segunda-feira (15), o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos rejeitou o pedido do presidente Donald Trump para remover Lissa Cook da direção do Federal Reserve, o Banco Central dos EUA. A tentativa de Trump se baseou em acusações de que Cook estaria envolvida em irregularidades no setor imobiliário. O tribunal, contudo, considerou os argumentos como insuficientes e destacou a relevância da autonomia do Federal Reserve para assegurar a independência das decisões de política monetária, longe de influências políticas. Com a decisão, Cook continua no cargo, participando das reuniões que estabelecem a taxa de juros e outras medidas para controlar a inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Donald Trump assinou um decreto para enviar a Guarda Nacional a Memphis, no Tennessee, em razão dos “altos níveis de violência”. A decisão provocou críticas, visto que a cidade é administrada por um democrata, Paul Yang, que não solicitou o auxílio. O governador republicano do estado, Bill Lee, defende a medida. Críticos denunciam Trump por utilizar as tropas federais como ferramenta política para intervir em cidades governadas por democratas, desconsiderando a autonomia local.

Reportagem gerada com o uso de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):