Serviço de vagões-leito, anunciado em 2023, terá operação encerrada em dezembro após corte de subsídios na França, mesmo com grande procura.
Uma rota de trens noturnos entre Berlim e Paris será encerrada em dezembro de 2025, anunciou a operadora ferroviária austríaca ÖBB. A decisão, que também inclui o fim do serviço entre Paris e Viena, ocorre após apenas dois anos de operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço Nightjet, que começou em dezembro de 2023 com apoio da União Europeia, não sobreviveu à crise orçamentária na França. A SNCF, principal financiadora, decidiu não renovar os subsídios necessários para a continuidade do serviço.
Apesar da alta procura e da popularidade entre os passageiros – com ocupação superior a 70% –, a viabilidade da rota Berlin-Paris e Viena-Paris dependia da injeção de 10 milhões de euros por ano da SNCF. A operação de trens noturnos é cara, pois os assentos não podem ser revendidos e os atrasos e cancelamentos são comuns.
A ÖBB continuará a investir em outras rotas noturnas existentes e manterá o serviço Viena-Bruxelas. A empresa opera serviços ferroviários noturnos na Alemanha, Itália, Holanda e Suíça, entre outros destinos.
Para os passageiros que desejarem continuar a viajar de trem entre Berlim e Paris, a companhia alemã Deutsche Bahn oferece uma linha direta de alta velocidade com duração de viagem de 8 horas, mas sem as amenidades de um trem noturno e seus vagões-leitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!