Trégua Israelo-Palestina: Defesa Civil de Gaza encontra 55 corpos após retirada israelense

Exército israelense anuncia trégua e marca início do acordo de paz mediado pelos EUA.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Equipes de resgate da Defesa Civil de Gaza informaram, nesta sexta-feira (10), que 55 corpos foram encontrados sob os escombros após a retirada das tropas israelenses e o início do cessar-fogo entre Israel e o Hamas. A trégua foi anunciada pelo Exército israelense pela manhã, marcando o início da implementação do acordo de paz mediado pelos Estados Unidos.

Localização dos corpos

Segundo Mohamed al Mughayir, integrante da Defesa Civil que atua sob a autoridade do Hamas, os corpos foram localizados em diferentes áreas da Faixa de Gaza, embora não tenha sido informado quando ou como as vítimas morreram.

Impacto nos Hospitais

O diretor do Hospital Al Shifa, Mohamed Abu Salmiya, afirmou à AFP que 33 dos corpos foram levados a unidades de saúde na Cidade de Gaza, que foi alvo de intensos bombardeios nas últimas semanas. Ele acrescentou que uma das vítimas foi morta nesta sexta-feira, atingida por disparos israelenses no norte da cidade.

Retirada de Tropas e Retorno de Deslocados

O Exército de Israel confirmou que suas forças cessaram o fogo e começaram a se reposicionar em “linhas de retirada”, em preparação para o retorno dos reféns israelenses mantidos em Gaza. O cessar-fogo ativa um prazo de 72 horas para que o Hamas libere os reféns restantes, conforme o plano de paz de 20 pontos proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Retorno à Cidade de Gaza

Com a trégua, a Defesa Civil relatou que tropas e veículos blindados israelenses deixaram posições avançadas na Cidade de Gaza e em Khan Yunis, no sul do território. Após dois anos de guerra devastadora, milhares de palestinos deslocados começaram a retornar às suas casas, muitas delas completamente destruídas.

LEIA TAMBÉM!

Testemunhos de Retorno

“Estamos cansados, mas o mais importante é que a guerra acabou”, disse Akram Al Sahhar, de 50 anos, que caminhou durante horas com seus filhos para voltar à Cidade de Gaza.

Sair da versão mobile