Tornado devastou Paraná, causa 6 mortes e 750 feridos. Meteorologistas analisam causas e alertam para instabilidade no tempo.
O sul do Brasil enfrentou recentemente uma situação crítica com a passagem de um tornado devastador, que causou grande destruição na cidade localizada no estado do Paraná. O evento resultou em perdas de vidas, com o registro de seis mortos e mais de 750 feridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intensidade do fenômeno natural impactou a infraestrutura da região e a vida de seus moradores.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do SIMEPAR, detalhou as causas do tornado, explicando que o evento foi resultado de supercélulas de tempestade, originadas na frente de um sistema frontal impulsionado por um ciclone extratropical. Este ciclone, proveniente de um sistema de baixa pressão, também afetou áreas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com registros de quedas de árvores e outros danos.
Apesar do ciclone ainda estar ativo sobre o Atlântico, Lizandro Jacóbsen informou que a previsão para os próximos dias aponta para uma breve calmaria no sul do país, com tempo firme até terça-feira. No entanto, ele alertou que a partir de quarta-feira, o clima pode se tornar instável, com a possibilidade de temporais típicos da primavera.
Giovanni Dolif, meteorologista do CEMADEN, reforçou a complexidade da previsão de tornados, mesmo com o uso de sistemas de radar modernos. Ele explicou que, apesar dos investimentos em sistemas de alerta para chuvas intensas, a previsão de tornados permanece um desafio devido à sua natureza aleatória e à falta de dados históricos suficientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Giovanni Dolif também comentou sobre o impacto das mudanças climáticas no aumento da frequência e intensidade das tempestades, ressaltando que um planeta mais quente pode potencialmente intensificar esses fenômenos meteorológicos. A relação direta com o tornado no Paraná ainda está sendo investigada.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!