Tornado destrói Rio Bonito do Iguaçu, PR, com mortes e destruição. Fenômeno causou 5 mortes e 130 feridos. Governo federal e estadual enviam ajuda
Um tornado causou destruição generalizada na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na tarde de sexta-feira, 7 de novembro de 2025. O fenômeno meteorológico resultou em cinco mortes e cerca de 130 feridos, além de um extenso rastro de danos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e a destruição de residências de alvenaria. A ocorrência gerou uma resposta imediata do governo federal e estadual.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, em nome do governo federal, anunciou o envio de “ajuda humanitária” aos municípios afetados. O ministro também está em contato com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison Mendes (Laranjeiras do Sul) para orientar sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência.
O governador do Paraná (PSD) anunciou o envio de 50 bombeiros e diversas ambulâncias para Rio Bonito do Iguaçu, além de equipes de salvamento para atendimentos emergenciais na cidade e em áreas próximas. A avaliação inicial, baseada na escala Fujita, classificou o tornado como F2, com ventos estimados entre 180 km/h e 250 km/h, embora haja indícios de que o fenômeno possa ter atingido velocidades superiores em alguns pontos da cidade, elevando a classificação para F3.
O tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi gerado por um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do país, associado ao deslocamento de uma frente fria e de um ciclone extratropical. Essa combinação de sistemas climáticos resultou em vários temporais severos em regiões do oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação foi agravada pela forte ocorrência de chuvas, com volumes superiores a 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava e Campo Mourão. Dados de estações meteorológicas registraram ventos fortes em outras localidades da região, incluindo Dois Vizinhos, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Candói, Planalto, Laranjeiras do Sul e Cianorte.
A comunidade de Rio Bonito do Iguaçu enfrenta agora a tarefa de reconstruir e atender às necessidades da população afetada. A situação exige apoio logístico, médico e psicológico, além de recursos para a recuperação das áreas danificadas.
A expectativa é que o governo federal e estadual coordenem esforços para garantir o socorro necessário e auxiliar na reconstrução da cidade.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!