Tornado atinge cidades do Paraguai! O fenômeno climático, que teve início no domingo, 21, causou alertas em Santa Rita e Santa Rosa del Monday
Um tornado causou impacto em cidades paraguaias, especificamente em Santa Rita e Santa Rosa del Monday, localizadas a menos de 60 quilômetros do Paraná. A ocorrência climática teve início no domingo, 21, e gerou alertas de chuvas fortes e ventos intensos para cidades próximas à fronteira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A formação do tornado foi analisada por uma especialista, a pesquisadora Karin Linete Hornes, professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Hornes identificou características como uma protuberância na parte inferior da nuvem, indicando ar frio descendente, e a presença de ar ascendente na superfície.
A combinação desses fluxos de ar é o que inicia o processo de rotação.
Dados do radar do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também corroboram a possibilidade de tempestades severas, capazes de gerar tornados, granizo e vendavais, conforme explica a pesquisadora.
Cidades brasileiras próximas à fronteira paraguaia também receberam alertas para chuvas fortes. A Direção de Polícia de Prevenção e Segurança do Alto Paraná informou que, até a tarde de domingo, não havia registros de feridos ou danos materiais significativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Direção de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai emitiu um alerta no domingo, solicitando que os moradores se preparassem para as chuvas intensas, descargas elétricas, ventos fortes, possibilidade de granizo e risco de fenômenos severos isolados, afetando principalmente as regiões central, sul e leste do país.
Vídeos gravados por moradores, divulgados na plataforma X, mostraram a formação do tornado na estrada. O produtor rural Marcio Giordani Mattei, de Santa Rosa del Monday, que realizou um dos registros, relatou que, apesar do susto, não houve grandes perdas.
Hornos ressaltou que episódios como este podem se repetir, especialmente no verão e na primavera, períodos com chuvas rápidas e intensas, com granizo, ventos fortes e, em alguns casos, tornados.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!