Toffoli critica PF por atraso em cumprimento de ordem na operação Compliance Zero

STF determina que PF envie bens apreendidos em operação Compliance Zero para sede do tribunal. Operação investiga Banco Master e Nelson Tanure.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a Polícia Federal (PF) envie todos os bens e materiais apreendidos na segunda fase da operação Compliance Zero, deflagrada na quarta-feira (14.jan.2026), “lacrados e acautelados” à sede da Corte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação investiga crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais, com foco no Banco Master e em figuras como o empresário Nelson Tanure.

Ação Imediata da PF

A PF deve garantir a preservação das provas recolhidas. Os objetos serão periciados pelas autoridades competentes. Em 24 horas, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, deve informar o motivo do descumprimento da ordem do ministro Toffoli, relacionada à prisão temporária do influenciador Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, que deveria ter sido cumprida em até 24 horas, considerando a viagem programada de Fabiano para Dubai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Críticas do Ministro Toffoli

O ministro Toffoli expressou sua insatisfação com o descumprimento do prazo e a falta de empenho da PF. Ele atribuiu a “eventual frustração” do cumprimento das medidas à inércia da PF e à “inobservância expressa e deliberada” da decisão judicial.

A responsabilidade pelo prejuízo é inteiramente da autoridade policial, segundo o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Revisão da Decisão e Novas Diligências

Após manifestações da PF e da Procuradoria Geral da República (PGR), Toffoli reconsiderou um pedido anterior para novas diligências contra Vorcaro. A PGR entendeu que era “necessário, útil e pertinente” que o investigado fosse alvo de busca e apreensão, para a colheita de documentos e a identificação de outros agentes envolvidos.

A decisão demonstra a importância das investigações para o deslinde da causa.

Sair da versão mobile