O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (16) a contratação do técnico Adenor Leonardo Bachi, conhecido como Tite. As negociações, que se intensificaram desde a segunda-feira (15), culminaram em um acordo entre o clube e o profissional de 64 anos. O anúncio oficial está previsto para as próximas horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rápida Evolução das Negociações
Tite substituirá Leonardo Jardim no comando técnico do clube celeste em 2026. O treinador se tornou favorito após a oficialização da saída de Jardim, que ocorreu na manhã de segunda-feira. O processo de negociação contou com o aval de Pedro Lourenço.
Primeiras Ações em Belo Horizonte
Logo nas primeiras horas de terça-feira (16), Tite desembarcou em Belo Horizonte, acompanhado por Joaquim Pinto, diretor esportivo, para um encontro presencial com Pedrinho. As reuniões entre as partes foram consideradas satisfatórias, com o clube demonstrando interesse no perfil do treinador, que possui histórico vencedor, experiência e boas habilidades de gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comissão Técnica Reforçada
Tite terá uma comissão técnica robusta no Cruzeiro. Vinícius Bergantin, ex-treinador do Avaí, será seu auxiliar. Matheus Bacchi, filho e auxiliar de longa data, e Fábio Mahseredjian, preparador físico, também farão parte do estafe do treinador na Raposa.
Eles atuam no Santos, mas a tendência é que seus contratos não sejam renovados, encerrando no final de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Trajetória Vitoriosa de Tite
Adenor Leonardo Bachi nasceu em Caxias do Sul. Sua carreira começou modestamente no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Ele também treinou Caxias-RS, Veranópolis-RS, Ypiranga-RS, Juventude, Grêmio-RS, São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain-EAU, Internacional, Al-Wahda-EAU, Corinthians e Seleção Brasileira.
Títulos e Conquistas Notáveis
Sob o comando do Corinthians, Tite conquistou o Brasileirão (2011 e 2015), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes da Fifa (2012), Recopa Sul-Americana (2013) e Paulistão (2013). Além disso, teve sucesso no Sul, com títulos do Gauchão e da Copa do Brasil pelo Grêmio (2001) e três títulos pelo Internacional (2008, 2009 e 2009).
Desempenho na Seleção Brasileira
Tite também liderou a Seleção Brasileira, com 81 jogos entre 2016 e 2022, marcando 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Conquistou o título da Copa América (2019) e chegou às quartas de final da Copa do Mundo em 2018 (perda para a Bélgica) e 2022 (perda nos pênaltis para a Croácia).
