Tim Walz Reage com Raiva: Operação Federal em Minneapolis Gera Tiroteio e Críticas em Minnesota

Operação federal em Minneapolis causa choque em Minnesota. Governador Walz denuncia agentes como “violentos”. Tiroteio fatal em Minneapolis mobiliza autoridades e população

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Operação Federal em Minneapolis Gera Repercussão em Minnesota

O governador de Minnesota, Tim Walz (democrata), classificou os agentes federais como “violentos” e “não treinados” após um incidente que resultou na morte de um homem durante uma operação federal na zona sul de Minneapolis, ocorrido na manhã de 24 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), a vítima estava em posse de uma arma de fogo e dois carregadores no momento da abordagem. Walz afirmou ter conversado com representantes da Casa Branca após ser informado sobre o tiroteio e exigiu o encerramento imediato da operação federal no Estado.

Em publicação nas redes sociais, o governador descreveu o episódio como um “tiroteio horrível” e “repugnante”, expressando sua insatisfação com a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades ainda não divulgaram a identidade da vítima nem detalhes sobre as circunstâncias exatas que levaram ao confronto fatal. Não há informações sobre se a arma estava visível ou escondida quando o homem foi baleado, nem se ele possuía licença para portar arma, documento obrigatório no Estado de Minnesota.

O governador exigiu o fim da operação federal no Estado. “O presidente deve encerrar essa operação. Retire os milhares de oficiais violentos e não treinados de Minnesota. Agora”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Recentemente, Minnesota tem registrado um aumento nas operações do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos). Em uma dessas ações, realizada em 7 de janeiro, a cidadã norte-americana Renee Good, de 37 anos, foi afetada por um agente da agência.

O incidente gerou um embate entre o governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) e autoridades estaduais, além de mobilizar setores da população local, que majoritariamente vota no Partido Democrata.

Em outra ocorrência, em 20 de janeiro, pelo menos 4 crianças foram abordadas por agentes do ICE. Um dos casos envolve Liam Conejo Ramos, de 5 anos, após retornar da pré-escola.

Na sexta-feira (23 de janeiro), moradores de Minneapolis e de outras cidades do Estado realizaram manifestações. Estabelecimentos comerciais e instituições culturais suspenderam o funcionamento após convocação dos organizadores, que estimam o fechamento de mais de 700 locais em Minnesota.

Sair da versão mobile