Tetsuya Yamagami sentenciado à prisão perpétua após ataque a Shinzo Abe. Decisão após 3 anos do crime em Nara, Japão. Yamagami admitiu o crime
Tetsuya Yamagami, de 45 anos, foi sentenciado à prisão perpétua na quarta-feira, 21 de janeiro de 2026. A decisão ocorreu pouco mais de três anos após o ataque fatal a Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão, ocorrido durante um discurso de campanha em Nara, na região oeste do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Yamagami foi preso em flagrante em julho de 2022.
O ataque, que resultou na morte de Shinzo Abe, de 67 anos, o chefe de governo mais longevo da história japonesa, foi realizado com uma arma caseira. O juiz Shinichi Tanaka, do Tribunal Distrital de Nara, classificou o ato como “desprezível”, ressaltando a periculosidade de utilizar armas em locais públicos.
Desde a primeira audiência, Yamagami admitiu a responsabilidade pelo homicídio de Abe, o que praticamente garantiu sua condenação. O foco do julgamento se deslocou para a determinação da pena. A defesa do réu tentou reduzir a punição a 20 anos, argumentando que o crime tinha raízes em problemas familiares ligados à Igreja da Unificação.
Shinzo Abe exerceu grande influência no Partido Liberal Democrático (PLD), liderando o governo por 3.188 dias em dois mandatos e deixando o cargo em setembro de 2020 devido a questões de saúde. Sua morte gerou um vácuo na legenda, que passou por duas disputas internas e viu uma sucessão de primeiros-ministros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o Japão é governado por Sanae Takaichi, pupila de Abe.
O caso também expôs a proximidade entre o PLD e a Igreja da Unificação, uma organização fundada em 1954 na Coreia do Sul. Uma investigação interna revelou vínculos de mais de 100 congressistas com a organização, o que impactou a confiança do eleitorado no partido.
Yamagami declarou que seu ressentimento contra Abe surgiu devido a uma doação feita por sua mãe, que causou dificuldades financeiras em sua família, e a exibição de uma mensagem em vídeo do ex-premiê em um evento relacionado à Igreja da Unificação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!