Tesouro dos EUA avalia moeda de US$ 1 com rosto de Trump

Órgão do governo divulga projeto de moeda comemorativa para homenagear presidente nos 250 anos do país em 3.out.2025.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tesouro dos EUA Avalia Moeda Comemorativa com Trump para Aniversário da Independência

O Tesouro dos Estados Unidos está considerando a emissão de uma moeda de US$ 1 com a imagem do ex-presidente Donald Trump (Republicano) como parte de uma homenagem a ser realizada no aniversário de 250 anos da Independência norte-americana, em 2026.

O projeto, ainda em fase de esboço, foi divulgado na sexta-feira, 3 de outubro de 2025. O objetivo é celebrar o marco histórico e o legado do ex-presidente.

Design da Moeda Comemorativa

A face da moeda apresenta o retrato de Trump em perfil, acompanhado das inscrições “Liberty” (Liberdade), “In God We Trust” (Nós Confiamos em Deus) e “1776-2026”, em referência ao 250º aniversário da Independência do país.

O verso da moeda exibe a frase “Lute, Lute, Lute” e “United States of America” (Estados Unidos da América), juntamente com uma imagem de Trump com o punho direito erguido e fechado, após um incidente em Butler, Pensilvânia, durante um comício de campanha em 2024.

A frase “Lute, Lute, Lute” foi proferida por Trump após o ataque ocorrido em Butler.

LEIA TAMBÉM!

Reação do Tesouro

O tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, confirmou o projeto em seu perfil no X, afirmando que “não se trata de fake news”. Ele indicou que mais informações serão divulgadas após o término do “shutdown” no governo norte-americano.

“Sem fake news aqui. Estes primeiros rascunhos em homenagem aos 250º aniversário da América e ao presidente Trump são reais. Ansiosos para compartilhar mais em breve, assim que a paralisação do governo dos Estados Unidos terminar”, escreveu Beach.

Legislação Norte-Americana

Apesar da divulgação do Tesouro, a viabilidade do projeto é incerta. A lei federal norte-americana proíbe a representação de presidentes vivos em moedas.

A legislação que rege os designs de moedas no país estabelece que “Nenhuma moeda emitida sob esta subseção pode conter a imagem de um ex-presidente ou presidente atual vivo” ou de qualquer ex-presidente falecido dentro de 2 anos após sua morte.

Sair da versão mobile