Tesouro dos EUA avalia moeda de US$ 1 com rosto de Trump
Órgão do governo divulga projeto de moeda comemorativa para homenagear presidente nos 250 anos do país em 3.out.2025.

Tesouro dos EUA Avalia Moeda Comemorativa com Trump para Aniversário da Independência
O Tesouro dos Estados Unidos está considerando a emissão de uma moeda de US$ 1 com a imagem do ex-presidente Donald Trump (Republicano) como parte de uma homenagem a ser realizada no aniversário de 250 anos da Independência norte-americana, em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto, ainda em fase de esboço, foi divulgado na sexta-feira, 3 de outubro de 2025. O objetivo é celebrar o marco histórico e o legado do ex-presidente.
Design da Moeda Comemorativa
A face da moeda apresenta o retrato de Trump em perfil, acompanhado das inscrições “Liberty” (Liberdade), “In God We Trust” (Nós Confiamos em Deus) e “1776-2026”, em referência ao 250º aniversário da Independência do país.
O verso da moeda exibe a frase “Lute, Lute, Lute” e “United States of America” (Estados Unidos da América), juntamente com uma imagem de Trump com o punho direito erguido e fechado, após um incidente em Butler, Pensilvânia, durante um comício de campanha em 2024.
A frase “Lute, Lute, Lute” foi proferida por Trump após o ataque ocorrido em Butler.
Leia também:

Alckmin destaca aumento de 28,2% nas vendas de carros em Brasília

Petrobras e Amazon Brasil unem forças em combustíveis renováveis

Netanyahu reúne aliados para discutir plano de Trump em Gaza
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação do Tesouro
O tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, confirmou o projeto em seu perfil no X, afirmando que “não se trata de fake news”. Ele indicou que mais informações serão divulgadas após o término do “shutdown” no governo norte-americano.
“Sem fake news aqui. Estes primeiros rascunhos em homenagem aos 250º aniversário da América e ao presidente Trump são reais. Ansiosos para compartilhar mais em breve, assim que a paralisação do governo dos Estados Unidos terminar”, escreveu Beach.
Legislação Norte-Americana
Apesar da divulgação do Tesouro, a viabilidade do projeto é incerta. A lei federal norte-americana proíbe a representação de presidentes vivos em moedas.
A legislação que rege os designs de moedas no país estabelece que “Nenhuma moeda emitida sob esta subseção pode conter a imagem de um ex-presidente ou presidente atual vivo” ou de qualquer ex-presidente falecido dentro de 2 anos após sua morte.