As entregas globais de veículos da Tesla devem continuar a diminuir em 2025, mesmo com o crescimento do mercado de carros elétricos em nível mundial. A empresa está enfrentando uma redução na demanda interna, principalmente devido ao fim do crédito fiscal de US$ 7.500 para consumidores americanos e o aumento de custos com tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A queda nas entregas, que já atingiu 13% no primeiro semestre de 2025, reflete também uma interrupção temporária nas fábricas para o redesenho do Model Y.
Desaceleração em Mercados Chave
A desaceleração nas vendas é notável em mercados estratégicos como China e Europa. Na Europa, as vendas recuaram um terço entre janeiro e agosto, enquanto o mercado de elétricos na região cresceu 26%, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já na China, as remessas da fábrica de Xangai diminuíram em sete dos nove primeiros meses de 2025, de acordo com a Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.
Concorrência e Produtos
A Tesla mantém a liderança em veículos elétricos nos EUA, mas sua participação caiu de mais de 75% em 2022 para cerca de 40% neste ano, segundo a Kelley Blue Book. A empresa possui uma linha limitada de cinco modelos, e ainda não lançou um veículo de baixo custo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As versões simplificadas do Model 3 e do Model Y, com preços iniciais em torno de US$ 40 mil, reduziram a autonomia e os recursos, mas não atingiram o público de entrada.
BYD e a Ascensão da Concorrência
A chinesa BYD tem se destacado ao oferecer maior variedade e preços mais competitivos, superando a Tesla em entregas de veículos 100% elétricos por quatro trimestres consecutivos e consolidando-se como líder global no segmento. A empresa tem uma abordagem mais focada em atender a diferentes segmentos de mercado.
Impacto Político e Estratégias da Tesla
As políticas do CEO Elon Musk, incluindo sua aproximação com o Partido Republicano e o apoio financeiro à campanha do presidente Donald Trump, geraram desgaste político e a eliminação de incentivos federais ao setor. As tarifas impostas pelo governo norte-americano adicionaram cerca de US$ 700 milhões aos custos da Tesla nos últimos trimestres.
A receita com a venda de créditos regulatórios também caiu 44% no terceiro trimestre.
Novas Apostas e Expansão
A Tesla está buscando retomar o crescimento com a abertura de seu primeiro showroom na Índia, embora o preço do Model Y básico (cerca de US$ 70 mil) seja elevado para o mercado local. A empresa também tenta recuperar espaço com novos recursos baseados em inteligência artificial e versões de seis lugares do Model Y, com preço a partir de US$ 47,2 mil.
Elon Musk está investindo em robótica e automação, com planos de expandir o serviço de robotáxis, o Cybercab, lançado em Austin, Texas, e acredita que robôs humanoides e veículos autônomos podem representar até 80% do valor futuro da Tesla.
