Terremoto atinge escola na Indonésia e complica resgate de vítimas
Tremor de magnitude 6,5 restringe sobreviventes presos sob escombros após o desastre.

Terremoto na Indonésia Complicou Resgate em Escola Desabada
Um terremoto que sacudiu a Indonésia na terça-feira (30) intensificou os desafios no resgate de estudantes presos nos escombros de uma escola islâmica que desabou na província de Java Oriental. O evento, que ocorreu antes dos tremores, dificultou ainda mais as operações de busca e salvamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Balanço Trágico do Desastre
As autoridades relataram que pelo menos 91 pessoas estão desaparecidas, 100 foram retiradas do local, três morreram e dezenas ficaram feridas. O desabamento ocorreu durante as orações dos estudantes, que aconteciam em uma mesquita localizada no andar inferior de um prédio com andares superiores ainda em construção.
Desafios no Resgate
Emi Frizer, funcionário da agência de busca e salvamento da Indonésia, explicou que o terremoto reduziu o espaço disponível para os sobreviventes, complicando a tarefa dos socorristas. “Preservar a vida dos alvos e ainda ter o mesmo acesso, isso vai levar um pouco mais de tempo”, declarou. Os profissionais de resgate precisaram ter extremo cuidado para evitar ferir as vítimas durante o processo de salvamento.
Ceticismo sobre Equipamentos
Mohammad Syafii, chefe da agência de busca e salvamento, alertou que o espaço entre os destroços diminuiu de 50 cm para apenas 10 cm, o que representa um risco para as vítimas. As autoridades também desconfiaram do uso de equipamentos como escavadeiras e guindastes, temendo que pudessem causar um desabamento maior.
Causa do Desabamento
As autoridades responsáveis pelo desastre informaram que as fundações do prédio não suportaram as obras de construção em seus andares superiores, levando ao colapso. “Isso tudo é falha de fundação”, afirmou um dos funcionários da agência de busca e salvamento.
Leia também:

Trump corta programas de saúde em estados americanos

Netanyahu afirma ter discordado de Estado palestino em encontro com Trump

Explosão em atentado suicida no Paquistão mata dez e fere 31
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto do Terremoto
O terremoto, que atingiu a região de Sumenep, a cerca de 200 km do local do desabamento, causou ferimentos em três pessoas e danificou dezenas de casas. As equipes de resgate detectaram sinais de vida que ajudaram a restringir a busca por sobreviventes.