Tempestade atinge São Paulo: ventos de 98km/h causam caos e interrupções. Mais de 2,2 milhões sem energia. Corpo de Bombeiros registra 514 ocorrências.
Uma forte ventania, com rajadas que ultrapassaram os 90 quilômetros por hora, causou transtornos na região metropolitana de São Paulo na tarde de quarta-feira, 10. A ocorrência gerou um cenário caótico, com interrupções no fornecimento de energia elétrica para mais de 2,2 milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Corpo de Bombeiros registrou um volume significativo de chamados, totalizando mais de 514 ocorrências relacionadas a quedas de árvores na cidade.
A ventania é resultado de uma área de baixa pressão atmosférica que se desloca do Sul do país. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno está se afastando em direção ao oceano, mas ainda provoca instabilidades climáticas significativas no estado de São Paulo.
A previsão indica que a região continuará sob influência do sistema de baixa pressão.
Em um bairro específico, a Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, os ventos atingiram velocidades de 98 quilômetros por hora. A prefeitura tomou medidas de segurança, removendo uma estrutura suspensa decorativa com bonecos do Papai Noel e bonecos de neve localizada na Avenida Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papai Noel foi posicionado deitado sobre a estrutura, com braços erguidos, enquanto os bonecos de neve foram desinflados. A prefeitura também suspendeu as atrações do Natal Iluminado e fechou parques da cidade para garantir a segurança dos visitantes.
A Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas, manteve a operação de pousos e decolagens. No entanto, devido à intensidade do vento, 50 chegadas e 71 partidas foram canceladas até as 17h30. A Aena orienta passageiros a verificar a situação de seus voos com as companhias aéreas.
As linhas de metrô e trens da cidade apresentaram algumas alterações. O sistema que monitora a operação dos trens e estações, Diário do Metro, informou que as linhas 10-Turquesa e 11-Coral operam com intervalos maiores devido a problemas técnicos.
Na Linha 9-Esmeralda, ventos fortes causaram maioresias entre os trens na região de Santo Amaro. A Linha 7-Rubi opera com velocidade reduzida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Jaraguá devido a uma queda de árvore.
As linhas de ônibus da Grande São Paulo operam normalmente após o término da ocorrência climática.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!