Tempestade de Inverno Ameaça Estados Unidos com Condições “Catastróficas”
Uma intensa tempestade de inverno se aproxima dos Estados Unidos, com potencial para cobrir grande parte do país com uma combinação perigosa de chuva congelante e fortes nevadas. A situação representa um risco “catastrófico” para aproximadamente 160 milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vários estados declararam estado de emergência diante da onda ártica, que se move da costa da Califórnia em direção ao centro do continente, abrangendo as Montanhas Rochosas e as Grandes Planícies.
Previsões e Impactos
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) prevê “um acúmulo catastrófico de gelo”, enquanto o meteorologista Ryan Maue estima que os próximos dez dias de inverno serão os piores em 40 anos. Ele enfatizou a necessidade de preparação, alertando para temperaturas abaixo de -18°C.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cancelamento de Voos e Preparativos em Houston
Mais de 6.000 voos foram cancelados no fim de semana, conforme dados do rastreador FlightAware, incluindo muitos no Texas. Em Houston, a cidade que lembra da calamidade de 2021, onde mais de 200 pessoas morreram devido a hipotermia, intoxicação por monóxido de carbono e acidentes, as autoridades prometem que a rede elétrica está preparada.
O governador Greg Abbott afirmou que “não há expectativa de interrupção no fornecimento de energia”, e que a rede é “totalmente capaz de lidar com a tempestade de inverno”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Acolhimento de Migrantes em Houston
Após a tempestade de 2021, Houston abriu 12 abrigos para receber pessoas em situação de rua. O prefeito John Withmire informou que os abrigos estarão abertos para pessoas e animais de estimação, buscando também moradores de rua. Ele ressaltou que “todos são bem-vindos em nossos abrigos, não perguntamos o status legal, isso não faz parte do nosso trabalho, somos compassivos”.
Em supermercados de Houston, os itens de primeira necessidade estão se esgotando rapidamente.
Preparativos em Nova York e Reflexões sobre o Clima
A governadora Kathy Hochul alertou para o frio extremo em Nova York, que pode tornar perigosos até mesmo pequenos trajetos ao ar livre. Milhares de trabalhadores de serviços públicos e equipes de emergência foram mobilizados para manter as estradas liberadas e proteger pessoas em risco.
A relação entre a mudança climática e as tempestades de inverno, onde o vórtice polar se desloca para o sul, não é imediatamente óbvia. Pesquisadores apontam que o número dessas tempestades tem aumentado nos últimos 20 anos, devido ao aquecimento do Ártico em um ritmo superior à média global.
Especialistas alertam contra simplificações que vinculam diretamente esse fenômeno à mudança climática de origem humana, embora o líder republicano Donald Trump tenha feito comentários sobre o tema.
