Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. CNN Money
  3. TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

TCU Questiona Leilão do Superterminal em Santos: Operadoras Buscam Justiça

Tribunal questiona leilão de superterminal em Santos; MSC e Maersk buscam judicializar certame. A decisão do TCU pode impedir participação de grandes empresas do setor

Por: redacao

10/12/2025 4:33

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Leilão do Superterminal de Contêineres em Santos sob Questionamento Jurídico

Empresas de navegação manifestam intenção de judicializar o leilão do novo superterminal de contêineres no Porto de Santos (SP), em resposta à recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) de impor restrições ao certame. A modelagem do leilão, que previa a exclusão dos operadores atuais de terminais em Santos na primeira fase, recebeu o endosso do Ministério de Portos e Aeroportos, mas enfrentou críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo original do leilão permitia um processo em duas etapas, com a proibição de entrada dos operadores existentes no porto de Santos na primeira fase. No entanto, a decisão do TCU estabelece barreiras de participação direcionadas às companhias de navegação em geral na primeira fase do leilão.

Isso significa que gigantes do setor, como a suíça MSC e a dinamarquesa Maersk, podem ser impedidas de participar do processo.

Patrício Junior, diretor de investimentos da TIL (subsidiária da MSC), declarou ao CNN Money que espera que o governo não siga a recomendação do TCU, argumentando que a adoção de restrições contraria o interesse público. “Esperamos que o governo faça a melhor opção em termos de interesse público.

Acho que é de interesse público abrir para essa gama de competidores mundiais porque é assim no mundo”, afirmou.

Leia também:

Banco Central: R$ 9,9 Bilhões em Valores a Receber, Como Consultar e Obter Crédito

Banco Central: R$ 9,9 Bilhões em Valores a Receber, Como Consultar e Obter Crédito

BRB e Banco Master: Investigação Revela Teia de Transações Fraudulentas e Prejuízos Bilionários

BRB e Banco Master: Investigação Revela Teia de Transações Fraudulentas e Prejuízos Bilionários

Banco Master, DTVM e Reag Investimentos no centro da Operação Carbono Oculto

Banco Master, DTVM e Reag Investimentos no centro da Operação Carbono Oculto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Patrício Junior, a TIL continuará trabalhando para garantir a participação das empresas de navegação sem restrições no certame do Tecon Santos 10. “Se nada der certo, vamos à justiça”, declarou.

A Maersk já possui uma ação judicial relacionada ao leilão, questionando a não realização de uma nova audiência pública após a Antaq ter proposto restrições. O CNN Money apurou que a empresa não descarta novas ações na Justiça.

Em nota oficial, a Maersk afirmou que a recomendação do TCU viola princípios constitucionais da isonomia e legalidade, fragilizando a segurança jurídica e reduzindo “significativamente” o potencial do certame. “Vetar a participação de empresas com ampla experiência internacional, responsáveis pela gestão de alguns dos portos mais eficientes do mundo, vai contra todos os estudos técnicos de diversos órgãos do Estado brasileiro”, diz a empresa dinamarquesa.

A Logística Brasil (Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística) — que representa os usuários dos portos, de transportes e da logística, como embarcadores, exportadores e importadores donos de cargas — também avalia judicializar o certame.

Para o presidente da Logística Brasil, André de Seixas, o ministro do TCU Bruno Dantas foi duro em sua tese, ao expandir as restrições para todas às companhias de navegação em geral. O posicionamento do ex-presidente do TCU recebeu, no total, seis votos favoráveis, se consagrando vitorioso. “Vai depender do panorama.

A gente está avaliando. Se tiver que entrar [com processo judicial], nós vamos entrar”, disse.

Ao CNN Money, André de Seixas disse que a não realização de uma nova audiência pública depois de a Antaq ter proposto restrições ao certame enseja a judicialização. Na avaliação do presidente da Logística Brasil, a decisão do TCU foi política.

Antes da decisão final do TCU, a área técnica do tribunal divulgou um parecer concluindo que as restrições adotadas pela Antaq e pelo Ministério de Portos e Aeroportos, baseando-se em riscos hipotéticos, sem evidência técnica suficiente para barrar a participação de concorrentes na disputa.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AntaqLeilão Superterminal SantosMaerskMsiTecon Santos
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Eleições

Flávio Bolsonaro Pode "Implodir" Eleições, Prevê Especialista em Análise Política

10/12/2025 0:12 | 1 min de leitura

● Tornado Fatal em Palhoça: Família é Destruída e Deixa Múltiplas Vítimas

10/12/2025 0:06 | 1 min de leitura

● Trump Exalta Ataques a Barcos de Narcotráfico com Operação Expansiva

10/12/2025 0:07 | 1 min de leitura

● Ministros do PT criticam PL da Dosimetria e tumulto na Câmara com Bolsonaro

10/12/2025 0:33 | 2 min de leitura

● Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!