TCU contrasta com Antaq e autoriza leilão aberto em Santos
Documento finalizado nesta quinta-feira (2) assegura que não há impedimentos para os operadores de terminais na disputa pela Tecon 10.

Análise do TCU Favorece Leilão Aberto para Superterminal de Contêineres em Santos
A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu sua avaliação do modelo de leilão para o novo superterminal de contêineres em Santos (SP). O relatório técnico sugere que o ministro Antonio Anastasia, responsável pelo processo no tribunal, determine um leilão em única fase, sem restrições aos operadores de terminais existentes no maior porto da América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parecer da AudPortoFerrovia, unidade de auditoria especializada em infraestrutura portuária e ferroviária, contrasta com a proposta da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e do Ministério de Portos e Aeroportos, que defendiam a imposição de restrições aos incumbentes e um leilão em duas etapas.
Este modelo original teria excluído, na primeira fase, grandes empresas do setor, como a suíça MSC e a dinamarquesa Maersk, que já operam o BTP, um dos três terminais de contêineres em funcionamento em Santos.
Segundo o relatório do TCU, assinado nesta quinta-feira (2), todos os participantes poderiam concorrer livremente no leilão. Em caso de vitória de um grupo com terminal e atuante como armador – como MSC, Maersk e a francesa CMA CGM (controladora da Santos Brasil) – o ativo atual seria vendido.
Uma exceção é a DPW, dos Emirados Árabes, considerada uma operadora “bandeira branca” de terminal em Santos, sem participação acionária de armadores. O relatório também propõe uma recomendação (sem força obrigatória para o governo e a agência reguladora) sobre o volume anual de 100 mil TEUs, considerado como experiência mínima dos concorrentes no leilão.
Leia também:

Rodrigo da Zaeli solicita à fiscalização do TCU em relação aos gastos com viagens da União

O técnico Jorge Pitt acionou o protocolo de concussão cerebral e o atacante Gabigol não poderá jogar pelo Santos diante do SP

Jogo Atlético-MG x Santos: acompanhe ao vivo pela Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os auditores sugerem que o relator estabeleça um requisito de qualificação técnica-operacional, fundamentado e objetivamente compatível com a complexidade da operação do novo terminal. O leilão do Tecon Santos 10, previsto para a segunda quinzena de dezembro, representa um investimento de mais de R$ 6 bilhões e será o maior arrendamento da história do setor portuário brasileiro.
O novo terminal ampliará a capacidade de movimentação de contêineres em Santos em cerca de 50%, atingindo uma capacidade de 3,5 milhões de TEUs (contêineres-padrão de 20 pés). Isso ocorre em um momento em que o Porto de Santos está à beira da saturação para esse tipo de carga.