Target reporta queda de 19% no lucro líquido em 2025; empresa atribui resultado à concorrência e desafios operacionais
A Target, gigante do varejo nos Estados Unidos, reportou um lucro líquido de US$ 689 milhões no terceiro trimestre de 2025. Esse valor representa uma redução de 19% em comparação com os US$ 854 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.
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O lucro por ação (LPA) foi de US$ 1,51, em contraste com US$ 1,85 no ano anterior. A empresa atribuiu o desempenho à persistência de desafios no seu negócio.
Excluindo custos extraordinários, como indenizações por demissão, o lucro ajustado por ação da varejista alcançou US$ 1,78, superando as expectativas do Zacks, que estimavam US$ 1,76. A receita da Target apresentou uma queda anual de 1,5%, atingindo US$ 25,27 bilhões, ligeiramente abaixo das projeções de US$ 25,32 bilhões.
A empresa mencionou a concorrência e perdas em áreas que antes eram diferenciais como fatores que impactaram a receita.
A margem operacional do trimestre, incluindo itens não recorrentes, foi de 3,8% em 2025, em comparação com 4,6% em 2024. Excluindo esses itens, a margem operacional foi de 4,4%. A margem bruta do terceiro trimestre ficou em 28,2%, um leve declínio em relação aos 28,3% de 2024, devido a maiores descontos, parcialmente compensados pelo crescimento das receitas de publicidade e outros serviços, além de ganhos de eficiência na cadeia de suprimentos e no fulfillment digital.
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Apesar do cenário desafiador, a Target manteve a projeção para a temporada de fim de ano, prevendo uma queda de um dígito baixo nas vendas do quarto trimestre. A varejista agora estima um lucro por ação anual, excluindo itens extraordinários, entre US$ 7 e US$ 8, abaixo da perspectiva mais otimista anterior.
Michael Fiddelke assume o comando da empresa em 1º de fevereiro, sucedendo Brian Cornell, que liderou a companhia por mais de uma década. A Target planeja elevar os investimentos para US$ 5 bilhões em 2026, um aumento de 25%, visando reformar lojas, abrir novas unidades e melhorar produtos e experiência de compra.
A Target tem expandido o uso de inteligência artificial para otimizar operações e atendimento ao cliente. A empresa firmou parceria com a OpenAI, permitindo que os consumidores busquem recomendações personalizadas e realizem compras via chatbot, seguindo um movimento similar da rival.
Prat Vemana, vice-presidente executivo e diretor de informações e produtos da Target, enfatizou que “tudo começa com o cliente”. A empresa também registrou um aumento nas perdas por furtos, danos e outros fatores, retornando aos níveis pré-pandemia, mas com maior colaboração com autoridades e rastreamento mais eficiente de estoque.
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