São Paulo confia na nova reforma tributária! Tarcísio de Freitas vê grandes benefícios e critica alertas da Febrafite. Saiba mais!
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reiterou a expectativa de que o estado será significativamente favorecido com a implementação da reforma tributária. Ele minimizou as preocupações sobre a redução da arrecadação proveniente da queda no recolhimento do Imposto sobre Combustíveis (ICMS), que historicamente representa a principal fonte de receita para os estados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarcísio de Freitas argumenta que a substituição do ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) na entrada da reforma, não representa um problema para São Paulo. Ele acredita que a mudança na forma de tributar o consumo, que é o foco da reforma, trará grandes benefícios para o estado, considerando que São Paulo é tanto um importante exportador quanto um grande importador de produtos.
A posição do governador contrasta com alertas recentes da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A associação tem expressado preocupação com o impacto das mudanças propostas pelo governo federal no sistema de recolhimento do ICMS, especialmente em conjunto com a entrada da reforma tributária.
Segundo a Febrafite, a transição pode gerar instabilidade nas contas dos estados.
Tarcísio de Freitas, por outro lado, defende que a reforma encerrará a chamada “guerra fiscal”, que, em sua visão, é o principal fator de prejuízo para São Paulo. Ele acredita que a nova estrutura tributária permitirá ao estado se desenvolver de forma mais eficiente, aproveitando sua posição estratégica como polo de comércio interno e externo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!