Eleições de 2026: Disputa pelo Governo de São Paulo
As eleições de 2026 determinarão o próximo governador de São Paulo, com o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) buscando a reeleição. O primeiro turno está previsto para o dia 4 de outubro, com a possibilidade de um segundo pleito no dia 25 do mesmo mês, caso necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 150 milhões de eleitores brasileiros estarão aptos a votar neste ano.
A disputa pelo Palácio dos Bandeirantes já conta com diversos nomes. Tarcísio de Freitas, que também é apontado como um possível candidato à presidência da República, lidera a chapa. André do Prado (PL), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), é um dos nomes cotados para a sucessão de Freitas, caso ele concorra ao Planalto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros nomes que podem disputar o cargo incluem Erika Hilton (PSOL), Fernando Haddad (PT), Ricardo Nunes (MDB) e Gilberto Kassab (PSD).
Candidatos em Destaque
Tarcísio de Freitas, atual governador, busca a reeleição e também é considerado um possível candidato à presidência. André do Prado (PL) é um dos nomes que pode suceder Tarcísio, caso ele concorra ao Planalto. Erika Hilton (PSOL) é uma das principais apostas do partido para o governo do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Fernando Haddad (PT), que já foi ministro da educação e prefeito de São Paulo, também pode disputar o cargo, dependendo da decisão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Outros Nomes na Disputa
Além dos nomes já mencionados, outros políticos podem concorrer ao governo de São Paulo. Felício Ramuth (PSD), que trabalha ao lado de Tarcísio como vice-governador, também pode tentar a reeleição. Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do estado e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e , também pode ser uma opção.
Gilberto Kassab (PSD), Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado, também pode disputar o cargo caso Tarcísio concorra à presidência.
Responsabilidades do Governador
Os governadores desempenham um papel fundamental na gestão dos estados, sendo responsáveis pelas políticas estaduais em áreas como saúde, segurança pública e educação. Além disso, eles atuam na relação da unidade federativa com o governo federal.
Cada estado elege seu candidato, resultando em 27 chapas compostas pelos governadores e seus vices, que concorrem a cargos como deputados estaduais, deputados federais, senadores e o presidente da república.
