Governo de São Paulo age com Defesa Civil e monitora alertas de tempestades e ventos fortes. Alertas Cell Broadcast em SP e litoral.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhou a situação meteorológica no estado neste sábado, 8. A Defesa Civil instalou um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências, em resposta a alertas de tempestades e ventos fortes emitidos pelas previsões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mobilização visa garantir o suporte à população e a antecipação de possíveis riscos.
A Defesa Civil utilizou o sistema Cell Broadcast para alertar a população sobre o risco de rajadas de vento superiores a 100 km/h na Grande São Paulo e no litoral. As medições registraram ventos de 109 km/h em São José dos Campos, 93 km/h em Ourinhos e 80 km/h na Região Metropolitana.
As áreas com chuvas mais intensas incluem Ribeirão Preto, Franca, Campinas, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Para as próximas horas, a previsão indica pancadas de chuva com raios em grande parte do estado. O Vale do Ribeira e a Baixada Santista podem ter chuva fraca a moderada, com rajadas isoladas. O Litoral e a Serra do Mar enfrentam ventos superiores a 100 km/h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Campinas (sul) podem registrar ventos de até 90 km/h.
À noite, espera-se que o ciclone extratropical se afaste, resultando na redução dos ventos e na dissipação das instabilidades. No domingo, 9, o tempo deve continuar encoberto no interior durante a manhã, com aberturas à tarde. A faixa leste, incluindo a capital, pode ter garoas e céu nublado, com ventos de cerca de 40 km/h.
Em caso de temporais, recomenda-se evitar áreas arborizadas e não estacionar sob árvores. É fundamental recolher objetos soltos em áreas externas e, durante raios, evitar locais abertos e contato com água. Também é preciso não atravessar alagamentos e, em caso de fio energizado sobre veículos, permanecer dentro do automóvel e acionar o 193.
A população pode enviar o CEP para 40199 e receber alertas por SMS. Em situações de risco, contatar a Defesa Civil (199) é essencial.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!