Taiwan e EUA anunciam parceria estratégica em IA e cadeia de suprimentos de alta tecnologia

Taiwan e EUA anunciam parceria estratégica em IA e tecnologia, com foco em cadeia de suprimentos de alta tecnologia. Vice-premiér Cheng Li-chiun detalha acordo com tratamento preferencial e tarifas zero

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Taiwan busca estabelecer uma cadeia de suprimentos de alta tecnologia, alinhada com os Estados Unidos, e formar uma parceria estratégica focada em inteligência artificial (IA). Essa iniciativa surge após um recente acordo tarifário selado com Washington, conforme revelado pelo principal negociador de Taipé na terça-feira (20).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo é fortalecer a colaboração entre os dois países no setor de tecnologia.

Investimentos e Incentivos Comerciais

O acordo prevê que fabricantes de chips que expandirem suas operações nos EUA poderão importar até 2,5 vezes sua nova capacidade de semicondutores e wafers de silício, sem incorrer em tarifas adicionais durante um período específico. Esse tratamento preferencial se aplica a chips que excedam essa cota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taiwan também planeja investir US$ 250 bilhões para impulsionar a produção de microprocessadores, instalações de energia elétrica e IA nos EUA, com um crédito adicional de US$ 250 bilhões para facilitar ainda mais esses investimentos.

Garantias e Tratamento Preferencial

A vice-premiér da China, Cheng Li-chiun, enfatizou que o acordo não visa desviar a produção de Taiwan, um setor crucial para a economia do país, frequentemente chamado de “montanha sagrada”. Ela assegurou que Taiwan garantirá o tratamento mais favorável em qualquer medida futura da Seção 232 sobre semicondutores, uma investigação de segurança nacional dos EUA. Independentemente de tarifas futuras, Taiwan receberá tarifas zero dentro da cota e tarifas preferenciais mesmo fora dela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Cooperação Estratégica e IA

Referindo-se a esforços anteriores durante a pandemia da Covid, a vice-premiér expressou o desejo de uma parceria “Taiwan-EUA podem liderar”, unindo forças para construir uma cadeia de suprimentos de alta tecnologia para o campo democrático, especialmente impulsionada pela onda da IA.

Essa colaboração visa fortalecer a presença internacional de Taiwan nos EUA.

Sair da versão mobile