Grandes supermercados e atacarejos no Espírito Santo não abrirão aos domingos a partir de março de 2026. Assaí, Atacadão e Carrefour são afetados por acordo entre sindicatos
A partir de 1º de março de 2026, grandes supermercados, atacarejos e redes de atacadistas – como Assaí, Atacadão, Carrefour e outros estabelecimentos do setor alimentício no Espírito Santo, não poderão abrir suas portas aos domingos. Assaí, Atacadão e Carrefour não vão funcionar mais aos domingos a partir de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida faz parte de um acordo entre sindicatos patronais e sindicatos dos trabalhadores, e ficará em vigor até 31 de outubro de 2026. A ideia principal é garantir descanso semanal remunerado para os trabalhadores, resguardar direitos e melhorar as condições de trabalho, especialmente em um setor em que (seis dias de trabalho por um de descanso) são comuns.
A formação dessa convenção coletiva foi resultado da negociação entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o sindicato dos comerciários do estado.
Com essa mudança, muitos consumidores deverão antecipar as compras de supermercado para sexta ou sábado. A rotina de compras familiares pode sofrer mudanças no planejamento semanal.
Padarias, açougues, lojas de bairro e pequenos comércios podem continuar abertos normalmente – ou seja, ainda haverá opções para compras de última hora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida está sendo adotada como um período de testes até 31 de outubro de 2026. Depois disso, sindicatos e empresas farão uma nova avaliação em conjunto para decidir se a regra continua, é ajustada ou revogada em 2027.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!