Superlua impressiona no céu em 2025: horários e dicas para observar

Superlua impressiona em 2025! Lua Cheia atinge perigeu, oferecendo satélite maior e mais brilhante. Veja horários e dicas para observar.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Nesta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, o céu oferece uma oportunidade única para observar a Superlua. O evento ocorre devido à Lua Cheia que atinge seu ponto mais próximo da Terra, resultando em um satélite natural que aparece maior e mais brilhante no horizonte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O satélite natural se encontra no perigeu, a uma distância de aproximadamente 357 mil quilômetros do planeta. Apesar de visível a olho nu, especialistas recomendam algumas precauções para otimizar a experiência de observação.

Dicas para Observar a Superlua

Para apreciar o fenômeno, não é necessário o uso de equipamentos como telescópios ou binóculos. Contudo, a escolha de locais com baixa poluição luminosa, afastados de luzes artificiais, e um céu limpo, são fatores que contribuem para uma melhor visualização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Horários Ideais de Observação

O Observatório Nacional sugere o período logo após o nascer ou o pôr do sol, quando a Lua se posiciona próxima à linha do horizonte, intensificando a percepção de seu tamanho.

Os horários específicos para a observação variam conforme a localidade. Em , o fenômeno poderá ser visto a partir das 18h43; no , às 18h27; e em , às 17h42.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Origem do Termo “Superlua”

O termo “Superlua” é amplamente utilizado, porém não possui reconhecimento como um termo científico pela União Astronômica Internacional (UAI). Richard Nolle cunhou a expressão em 1979, definindo-a como uma Lua Cheia que ocorre durante o perigeu ou a uma distância equivalente a 90% disso.

O Observatório Nacional considera o critério de 90% arbitrário, sem base em critérios técnicos. Apesar da falta de definição formal, o termo ganhou popularidade, aproximando o público do interesse pela astronomia.

Esta é a terceira e última Superlua de 2025. As ocorrências anteriores foram registradas em 7 de outubro (a 361 mil quilômetros da Terra) e 5 de novembro (a 356 mil quilômetros da Terra).

Sair da versão mobile