Su Yiming conquista medalha nas Olimpíadas de Inverno 2022 e se prepara para próxima edição após superar crise no esporte.
Em 2022, poucos dias antes de completar 18 anos, o snowboarder chinês Su Yiming alcançou o ápice de sua carreira ao subir ao pódio olímpico com uma medalha de ouro pendurada no pescoço. Este momento, que mudou sua vida de forma inimaginável, marcou o início de uma trajetória de sucesso e reconhecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de conquistar o ouro em Pequim, Su já era conhecido no público chinês, tendo ganhado fama ainda criança ao atuar em filmes. Em 2018, ele direcionou o foco para o snowboard profissional, e foi após essa conquista que sua popularidade disparou. Marcas de luxo começaram a disputar parcerias com o atleta, que se tornou um símbolo para a nova geração chinesa.
Com mais de 300 mil seguidores no Instagram e mais de 2 milhões na plataforma chinesa Weibo, Su Yiming se tornou um dos rostos mais reconhecidos do esporte, à medida que se prepara para os Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano na Itália. “Eu me sinto muito honrado e sortudo por ter tantas pessoas que me acompanham”, disse Su à CNN Sports, direto de um campo de treinamento na Suíça. “Sempre admirei meus ídolos — no snowboard e na vida —, então entendo bem o que significa para a geração mais jovem olhar para alguém como referência. Tento sempre melhorar e mostrar aos jovens que, quando se tem um sonho, quando se ama algo de verdade, é preciso colocar 100% de si para correr atrás. Um dia, esse sonho se realiza.”
A ascensão de Su até o ouro olímpico não foi obra do acaso. Filho de pais snowboarders, ele começou a frequentar as pistas ainda pequeno, aos quatro anos, quando os pais não tinham com quem deixá-lo. No início, usava uma prancha maior que ele próprio. Foram quase cinco anos até que crescesse o suficiente para dominá-la.
Desde então, as montanhas do norte da China se tornaram seu segundo lar — um ambiente natural para o jovem atleta. Mesmo hoje, aos 21 anos, vivendo uma rotina acelerada entre grandes cidades e compromissos, Su diz que ainda sente falta de estar nas montanhas, onde tudo o que importa é se divertir em cima da prancha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de se tornar um ícone do esporte, Su Yiming chamou a atenção do público chinês por outro motivo: o cinema. Quando produtores de um novo filme buscavam uma criança que tivesse familiaridade com a neve, Su trocou a prancha de snowboard pelos esquis para interpretar Zi Shuan no sucesso The Taking of Tiger Mountain.
O longa e o personagem conquistaram o público na China, e a carreira de ator de Su decolou. Ele chegou a participar de diversos outros filmes e séries de televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.