Técnicos da STN gravam dancinha em SP sem luz; Enel cobra explicações e multa. Apagão atinge 2,2M de clientes em SP.
Em meio aos problemas de fornecimento de energia elétrica que afetam a Grande São Paulo, técnicos da empresa STN foram flagrados gravando uma coreografia na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025.
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A gravação ocorreu em um contexto de 5 dias consecutivos de interrupções no fornecimento de energia, com 134 mil clientes na capital paulista ainda sem luz.
A filmagem, feita por pedestres, mostra funcionários uniformizados com a inscrição “a serviço da Enel” registrando um vídeo promocional. Durante a gravação, uma música com os versos “Segurança é nossa missão, dedicação sem fim, sem razão.
Trazendo aos clientes um presente para as famílias, vida decente” era reproduzida.
A STN, responsável pelos funcionários, emitiu um comunicado após a repercussão do vídeo nas redes sociais. A empresa afirmou que as imagens foram gravadas em uma captação de conteúdo interno de fim de ano, realizada por um fornecedor contratado, e não envolviam profissionais em atividades operacionais da Enel.
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A STN declarou ter tomado conhecimento do material somente após sua circulação online e lamentou o ocorrido, reconhecendo a inadequação do contexto diante da situação enfrentada na cidade. A empresa informou que já está adotando medidas internas para solucionar o problema.
A Enel, por sua vez, comunicou que acionou a empresa STN para que sejam tomadas as medidas cabíveis. A concessionária não divulgou informações sobre possíveis sanções aos funcionários envolvidos e não confirmou se a gravação havia sido autorizada.
Dois dias após um forte vendaval que atingiu a região metropolitana de São Paulo na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, deixando mais de 2,2 milhões de pessoas sem energia, a Justiça de São Paulo determinou que a Enel restabeleça imediatamente o fornecimento de energia para os consumidores afetados pelo apagão.
A decisão judicial prevê multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento.
Em dezembro de 2023, a Defensoria Pública e o Ministério Público já haviam ingressado com uma ação civil pública após considerar inadequada a prestação de serviço durante o apagão registrado naquele mês. O processo está suspenso, aguardando manifestação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Enel registrou 534 reclamações contra a concessionária entre os dias 10 e 12 de dezembro, sendo 371 diretamente relacionadas aos problemas causados pelo vendaval. A concessionária informou que segue trabalhando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia à população afetada pelo evento climático.
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