Ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi, pede licença médica após investigação! 🚨 Sindicância instaurada no STJ e busca responsabilização. Saiba mais!
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, de 68 anos, formalizará na quinta-feira (5 de fevereiro de 2026) um pedido de licença médica ao presidente da Corte, Herman Benjamin. A solicitação surge após uma investigação interna sobre o ocorrido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na quarta-feira (4 de fevereiro de 2026), o Pleno do STJ, composto por 33 magistrados, decidiu instaurar uma sindicância para apurar os fatos envolvendo o ministro. A decisão foi unânime, após cerca de duas horas e 40 minutos de deliberação. A reunião ocorreu em ambiente reservado.
Segundo o Poder360, Buzzi demonstrava-se abalado com as acusações. O STJ, por sua vez, não detalhou os fatos que motivaram a investigação. O gabinete do ministro negou veementemente as alegações, afirmando que não houve qualquer ato impróprio.
A sindicância é um procedimento administrativo para apurar responsabilidades de servidores públicos, conforme a lei de 1990. As possíveis consequências incluem arquivamento, advertência, suspensão de até 30 dias ou um processo disciplinar, que aciona o Ministério Público.
O caso foi levado aos ministros do STJ pelos pais da vítima, que exigem responsabilização do magistrado. Buzzi também responde a um inquérito conduzido pela Polícia Federal, e o caso foi encaminhado ao STF para análise do ministro Kassio Nunes Marques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há uma ala do STJ que defende a aposentadoria compulsória do ministro.
O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, colheu o depoimento da mãe da vítima, acompanhado por representantes do MPF e da Polícia Federal. O caso está em sigilo para proteger a vítima e evitar revitimização, conforme determina a legislação brasileira.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!