Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. STF nega participação do ministro em julgamento da trama golpista

STF nega participação do ministro em julgamento da trama golpista

STF nega participação do ministro em julgamento da trama golpista. O ministro do STF rejeitou pedido para integrar o julgamento da trama golpista, envolvendo Filipe Martins e Mário Fernandes

Por: redacao

09/12/2025 12:53

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Negativa do STF a Participação do Ministro no Julgamento da Trama Golpista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta terça-feira (9) o pedido de advogados de defesa do núcleo 2 da trama golpista para que o ministro participasse do julgamento do caso, que iniciou na manhã do mesmo dia. A solicitação foi apresentada pelas defesas do réu Filipe Martins, ex-assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, e Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes do início do julgamento, os advogados reiteraram o pedido.

Em resposta, o ministro afirmou que o pedido é “absurdo” e “não tem a mínima pertinência”, por não haver previsão de que um integrante de uma das turmas do Supremo atue na outra. O ministro frisou que Fux, apesar de ter participado da tramitação do caso, solicitou voluntariamente a mudança de turma, e por isso não poderia mais julgar os casos da trama golpista.

“Além de protelatório, chega a ser absurdo o pedido para que o ministro da Segunda Turma faça parte de um julgamento na Primeira Turma”, afirmou Moraes.

Mesmo com a negativa do ministro, o advogado de Filipe Martins, Jeffrey Chiquini, buscou a tribuna com novos pleitos para a retirada de documentos do processo e a inclusão de slides não autorizados por Moraes em sua apresentação. Os pedidos também foram rejeitados por Moraes.

Leia também:

Nova Lei endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis e aumenta proteção às vítimas

Nova Lei endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis e aumenta proteção às vítimas

Hugo Motta decide: Câmara analisa cassação de Bolsonaro, Ramagem e outros MPs!

Hugo Motta decide: Câmara analisa cassação de Bolsonaro, Ramagem e outros MPs!

Alexandre de Moraes Solta Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em Caso Polêmico

Alexandre de Moraes Solta Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, em Caso Polêmico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da insistência de Chiquini, que se recusou a cessar de falar da tribuna, mesmo com o microfone desligado, Dino acionou policiais judiciais, que se aproximaram quando o defensor resolveu retornar à sua cadeira.

O julgamento prosseguiu com a leitura do relatório por Moraes, que apresentou um resumo da tramitação da ação penal e dos argumentos de acusação e defesa.

Em seguida, o procurador-geral da República, , iniciou sua sustentação oral.

São réus do núcleo 2 da trama golpista que tentou manter o ex-presidente no poder mesmo com derrota nas eleições de 2022: Filipe Martins, Marcelo Câmara, Silvinei Vasques, Mário Fernandes, Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira.

Os réus são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Acusações: De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o réu Filipe Martins atuou como um dos articuladores para a elaboração da minuta do golpe, documento no qual Bolsonaro pretendia justificar a decretação de um Estado de Sítio ou uma operação de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) pelas Forças Armadas. Para a procuradoria, o general Mario Fernandes foi o responsável pela elaboração do plano Punhal Verde Amarelo, no qual foi planejada a morte do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio da Silva e do vice-presidente . Durante depoimento em juízo, o militar assumiu a autoria do documento encontrado pela . O coronel do Exército Marcelo Câmara teria sido responsável pelo monitoramento ilegal da rotina de Moraes. A acusação ainda apontou Silvinei Vasques como responsável pelas ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores da Região Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022. Conforme a acusação, os dados que basearam as operações foram produzidos a mando de Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira. Ambos trabalhavam no Ministério da Justiça. Todos os acusados negam envolvimento com a trama durante a tramitação da ação penal.

Núcleos: Até o momento, o STF já condenou 24 réus pela trama golpista. Os condenados fazem parte dos núcleos 1, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e 3 e 4. O núcleo 5 é formado pelo réu Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora nos Estados Unidos, e não há previsão para o julgamento.

*Com informações da Agência Brasil Publicado por Nícolas Robert Leia também

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Filipe MartinsMário Fernandes
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Política

Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

09/12/2025 19:05 | 1 min de leitura

● Liverpool vence Inter por 1 a 0 e se mantém na Champions League!

09/12/2025 19:19 | 1 min de leitura

● Zelensky anuncia disponibilidade para eleições na Ucrânia em meio a críticas de Trump

09/12/2025 18:09 | 1 min de leitura

● Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

09/12/2025 19:23 | 1 min de leitura

● Greve de motoristas em SP: Prefeitura suspende rodízio municipal

09/12/2025 18:33 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!