Magistrados destacam a Carta Magna, citando artigos relevantes na publicação. Leia na íntegra no Poder360.
Neste domingo (5.set.2025), o Supremo Tribunal Federal (STF) comemorou 37 anos da promulgação da Constituição. Em homenagem a esta data, a Corte divulgou um vídeo em seu perfil no Instagram, com os ministros da Corte discutindo a relevância da Carta Magna e compartilhando seus artigos favoritos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atual presidente da Suprema Corte, Edson Fachin, descreveu a Constituição como “o contrato que funda a relação entre a sociedade brasileira e o Estado”. O ministro Roberto Barroso destacou que a Carta Magna “proporcionou um conjunto de conquistas muito importantes” para o país.
Os ministros do STF selecionaram alguns artigos que consideram particularmente importantes. Edson Fachin apontou o artigo 214, relacionado ao patrimônio cultural brasileiro.
Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes indicaram o artigo 5º, que trata do exercício dos direitos sociais e individuais, incluindo a liberdade de expressão.
Roberto Barroso mencionou o artigo 1º, que “consagra os 3 grandes pilares do constitucionalismo brasileiro”. Luiz Fux ressaltou o inciso 3 do artigo 1º, que estabelece que “um dos fundamentos da República é a dignidade da pessoa humana”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flavio Dino indicou o artigo 170, referente à ordem econômica.
Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Carta Magna representa um marco fundamental na redemocratização do Brasil, após um período de 21 anos de regime militar. O processo de elaboração da Constituição foi resultado de 20 meses de trabalho e de 84,8 mil sugestões, provenientes de cidadãos, constituintes e entidades representativas, conforme dados da Câmara dos Deputados.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!