STF exige imagens da PF em Operação Contenção! Ministro Moraes cobra provas da PF após 122 mortes no Rio. Saiba mais!
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo de 15 dias para que o governo do Rio de Janeiro forneça à Polícia Federal (PF) as gravações e imagens coletadas durante a Operação Contenção. A decisão, formalizada na quarta-feira (4), surge em resposta a uma ação judicial em andamento, a ADPF das Favelas (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 635.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Operação Contenção, realizada no mês de outubro do ano passado, concentrou-se nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A Segurança Pública do estado justificou a operação como uma medida para restringir a expansão do Comando Vermelho, uma organização criminosa que atua na região.
A operação é considerada a mais letal dos últimos anos no estado.
O resultado da operação foi trágico, com o registro de 122 mortes, incluindo cinco policiais. A decisão do ministro Moraes determina que as imagens e equipamentos utilizados na operação serão submetidos a uma perícia conduzida pela Polícia Federal.
A PF deverá então elaborar e apresentar um laudo detalhado sobre o trabalho realizado durante a operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Alexandre de Moraes já havia determinado outras medidas no âmbito da ADPF das Favelas, visando diminuir a violência em operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. A expectativa é que a análise das imagens da Operação Contenção contribua para uma melhor compreensão dos eventos e para a implementação de estratégias mais eficazes no combate ao crime organizado.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!