STF exige imagens da PF em Operação Contenção! Ministro Moraes cobra provas da PF após operação letal no Rio. 122 mortos e busca por transparência. Saiba mais!
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo de 15 dias para que o governo do Rio de Janeiro forneça à Polícia Federal (PF) todas as imagens e equipamentos utilizados durante a Operação Contenção. A decisão, formalizada na quarta-feira (4), surge em resposta a uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Operação Contenção, que ocorreu nos complexos da Penha e do Alemão no Rio de Janeiro em outubro do ano passado, é considerada a operação mais letal do estado nos últimos anos. O objetivo, conforme declarado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, era combater a expansão do Comando Vermelho na região.
O resultado da operação foi trágico: 122 pessoas perderam a vida, incluindo cinco policiais. A decisão do ministro Moraes visa garantir a transparência e a responsabilização em relação aos eventos. A Polícia Federal deverá realizar uma perícia completa nos equipamentos e nas imagens coletadas.
A corporação deverá então apresentar os laudos detalhados da perícia. Essa medida faz parte de um conjunto de ações já determinadas pelo STF para diminuir a violência e a letalidade de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. A ADPF nº 635 tem sido central para o acompanhamento e a avaliação dessas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!