Ministros comprovam: grupo disseminou notícias falsas sobre urnas e o Poder Judiciário para gerar instabilidade política.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta terça-feira (21) uma fase importante no julgamento da trama golpista. Sete réus, integrantes do chamado “núcleo 4”, foram considerados culpados. Os ministros determinaram que o grupo foi responsável pela criação e divulgação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e o Poder Judiciário, com o objetivo de gerar instabilidade política e justificar medidas autoritárias. Além disso, o grupo atuou na tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, com Luiz Fux sendo o único a divergir até o momento, também destacou o uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para produzir fake news e monitorar ilegalmente autoridades.
Os seguintes réus foram condenados:
Esta etapa se soma às condenações anteriores do “núcleo 1”, que inclui figuras proeminentes. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar uma tentativa de golpe de Estado e chefiar uma organização criminosa. Outros sete réus também foram condenados no mesmo núcleo.
Além disso, o julgamento continuará com os próximos grupos a serem julgados, incluindo o “núcleo 3” e o “núcleo 2”, com acusações relacionadas a ataques ao sistema eleitoral e planos de ruptura institucional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O julgamento do “núcleo 4” representa um marco no processo judicial da trama golpista, com a confirmação da responsabilidade de indivíduos por disseminar desinformação e tentar desestabilizar o processo eleitoral e a democracia brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.