Polêmica: Transcrição de conversa entre Witkoff e Ushakov expõe sugestões sobre plano de paz EUA-Rússia e Ucrânia. Trump minimiza.
Uma transcrição de uma ligação entre Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump, e Yuri Ushakov, principal assessor de política externa da Rússia, gerou discussões nos Estados Unidos. A conversa, analisada pela Bloomberg, envolveu sugestões sobre como o presidente Vladimir Putin deveria abordar uma possível conversa com Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente, minimizado pelo presidente americano, levanta questões sobre as negociações em andamento para um plano de paz que envolve os governos de Trump, Rússia e Ucrânia.
A transcrição revelou que Witkoff aconselhou Ushakov a incentivar Putin a parabenizar Trump pelo cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que ocorreu dois dias depois da ligação. Além disso, Witkoff sugeriu que Trump e Putin conversassem antes que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reunisse com Trump na Casa Branca.
A ligação entre os líderes ocorreu em 16 de outubro, e a conversa de duas horas e meia pareceu influenciar o tom de Trump em relação à Rússia.
Durante a ligação, Witkoff também incentivou Ushakov a propor que a Ucrânia cedesse território e a abrisse mão de sua ambição de ingressar na Otan, limitando o tamanho do exército ucraniano. Após negociações diplomáticas entre autoridades dos EUA, Ucrânia e Rússia em Genebra e Abu Dhabi, os contornos do plano de paz mudaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, classificou o plano como um “documento vivo e dinâmico”.
Donald Trump minimizou a polêmica, afirmando que Witkoff “precisa convencer a Ucrânia, precisa convencer a Ucrânia da Rússia”. Ele acrescentou que cada parte precisa ceder em alguns pontos. A situação gerou preocupação entre alguns republicanos linha-dura, que questionaram a influência russa sobre Witkoff.
Alguns congressistas pediram sua demissão.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!