Governo alemão minimiza polêmica: Chanceler Friedrich Merz não se desculpará pela fala sobre Belém. Kornelius declara que não há danos nas relações bilaterais
O porta-voz do governo alemão, Steffan Kornelius, declarou que o chanceler alemão, Friedrich Merz, não apresentaria desculpas em relação a um comentário polêmico feito durante sua visita ao Brasil. Em entrevista, Kornelius afirmou não identificar danos nas relações bilaterais entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração surge em meio a uma controvérsia gerada pela fala de Merz.
A questão começou após Merz ter expressado satisfação com o retorno da delegação alemã à Alemanha, após a participação na COP30, e ter questionado se algum jornalista preferia permanecer em Belém. A frase gerou críticas no Brasil. Kornelius enfatizou que a interpretação da declaração como um sinal de “desagrado” ou “repulsa” por Belém é equivocada.
Segundo Kornelius, a fala de Merz foi “tirada de contexto”. Ele explicou que a declaração se referia ao cansaço da equipe após um voo noturno e uma intensa agenda de trabalho na capital paraense. A alegação é que a equipe estava exausta e expressou o desejo de retornar para um ambiente mais confortável.
Kornelius ressaltou que a impressão de Merz sobre a viagem foi “muito positiva”, e que o Brasil continua sendo um “parceiro geoestratégico e econômico mais importante” da Alemanha na América do Sul. Ele acrescentou que a afirmação de Merz sobre a Alemanha ser “um dos países mais bonitos do mundo” não tinha a intenção de depreciar o Brasil, que também é considerado um país belíssimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Questionado sobre a possibilidade de um pedido de desculpas por parte do chanceler e sobre a percepção de danos nas relações bilaterais, Kornelius respondeu veementemente: “Não, duas vezes”. A declaração reflete a postura do governo alemão em minimizar a controvérsia.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!