STA registra aumento de 12,7% em pagamentos de impostos por comerciantes online. Dados revelam maior conformidade e detecção de irregularidades fiscais.
Os pagamentos de impostos por comerciantes que utilizam plataformas online apresentaram um aumento de 12,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme divulgado pela Administração Estatal de Tributação (STA) na segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mudança significativa ocorreu devido ao início, em outubro, das operadoras de plataformas em enviar dados tributários de seus fornecedores diretamente às autoridades fiscais. Lian Qifeng, representante da STA, informou que a maioria dos comerciantes nas plataformas online completou suas declarações fiscais referentes ao trimestre.
Comerciantes com renda autodeclarada significativamente inferior aos dados fornecidos pelas plataformas receberam notificações das autoridades fiscais. A grande maioria corrigiu suas declarações, refletindo uma melhoria considerável na conformidade tributária.
Observou-se uma mudança no comportamento dos comerciantes, que passaram a solicitar notas fiscais de seus fornecedores para atender aos requisitos de conformidade. Essa prática se opõe à antiga tendência de descartar faturas em busca de preços mais baixos.
A obrigatoriedade de envio de dados, estabelecida por regras do Conselho de Estado em junho, exige que plataformas de internet compartilhem informações trimestrais sobre a renda e a identidade de seus comerciantes com as autoridades fiscais. Mais de 7.000 plataformas nacionais e estrangeiras já concluíram os envios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Caixin Global reportou que, desde novembro, alguns vendedores da Amazon, do TikTok e de outras plataformas de e-commerce receberam lembretes das autoridades fiscais sobre discrepâncias entre suas vendas declaradas e os números reportados pelas plataformas.
Essa situação contribuiu para aumentar a conscientização fiscal, reduzindo a prática de inflar pedidos para melhorar o ranking nas plataformas.
O fluxo de dados aprimorado também expõe problemas que antes eram difíceis de detectar, como a falta de registro como entidade de mercado ou a evasão fiscal por meio de renda oculta ou divisão de renda. A STA está utilizando esses dados para identificar e corrigir irregularidades no sistema tributário.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!