SPE Projeta Crescimento de 2,6% no PIB Potencial do Brasil em 2024

SPE projeta PIB potencial do Brasil em 2,6% para 2024, considerando capital humano e área cultivada. Hiato de 0,4% em 2023 impactado por fatores climáticos e energia

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Previsão do PIB Potencial do Brasil em 2024 Aponta para 2,6%

A Secretaria de Política Econômica (SPE) anunciou nesta segunda-feira (1º) que o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do Brasil para o ano de 2024 é estimado em 2,6%. Essa projeção considera o crescimento que o país pode alcançar sem gerar pressões inflacionárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SPE utiliza essa métrica para avaliar o desempenho econômico, levando em conta fatores que podem influenciar o crescimento.

O hiato do PIB, que representa a diferença entre o PIB real e o PIB potencial, ficou em 0,4% para o ano passado. Essa lacuna é influenciada por elementos como condições climáticas, a capacidade de geração de energia elétrica e a disponibilidade de terras para agricultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SPE destaca a importância desses recursos naturais, especialmente para economias como a brasileira, que dependem significativamente de seus recursos naturais.

Os principais elementos que impulsionaram a estimativa de 2,6% para 2024 são o capital humano e a área cultivada. A SPE explica que o hiato do PIB no ano anterior foi causado, em parte, pelo emprego de mão de obra acima do nível estimado. A análise também considera a recente redução na taxa de desemprego, que contribui para uma menor inflação em setores de serviços, em comparação com o cenário atual de desemprego, que se aproxima de mínimos históricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A SPE planeja incorporar o fator de produção de hidrocarbonetos e biocombustíveis nos cálculos do PIB potencial. A secretaria também pretende continuar a produzir previsões do PIB potencial, embora não haja uma data definida para essa implementação.

A análise da SPE busca fornecer uma visão mais completa do potencial de crescimento econômico do Brasil, considerando diversos fatores de produção.

Sair da versão mobile